Ao longo desta semana, a Prefeitura de Curitiba está realizado as reuniões de nomeação e posse de 320 profissionais do magistério, aprovadas no concurso público de 2022.
O SISMMAC tem aproveitado esse momento para, em frente à sede da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP), dar as boas-vindas às professoras recém-empossadas, criando um espaço de acolhimento e aproximação com as novas colegas que agora integram nossa categoria.
Durante esse contato inicial, a direção do sindicato tem entregado cadernos e outros materiais informativos da entidade, apresentando o papel fundamental do SISMMAC na defesa dos direitos do magistério e na luta por uma educação pública de qualidade. Temos mostrado às novas colegas a importância de se somarem às lutas coletivas que construímos ao longo dos anos.
O preenchimento dessas 320 vagas na rede municipal de ensino é resultado direto da mobilização constante do magistério municipal e das cobranças sistemáticas que o SISMMAC tem feito em campanhas, ações nas unidades e em espaços públicos do município, e nas mesas de negociação com a Prefeitura.
A contratação dessas novas profissionais é um passo essencial para a redução do grave déficit de docentes nas unidades educacionais de Curitiba, problema que tem provocado sobrecarga de trabalho para as professoras e professores, além de resultar em salas superlotadas, prejudicando tanto as condições de trabalho como a qualidade do ensino oferecido às crianças.
Apesar desse importante avanço, ainda existem muitas vagas em aberto na rede. Por isso, o SISMMAC seguirá na luta por mais contratações, para que todas as escolas municipais tenham o número adequado de profissionais para garantir condições dignas de trabalho e um atendimento de qualidade à comunidade escolar.
Às novas colegas, reafirmamos nosso compromisso de representação e defesa dos direitos da nossa categoria. Bem-vindas ao magistério municipal de Curitiba!