Na próxima quinta-feira (8), Dia da Mulher, será realizada em Curitiba a Marcha das Mulheres do Campo e da Cidade. O ato foi chamado pela Marcha Mundial das Mulheres e teve adesão de vários outros setores, incluindo o SISMMAC, que estará presente na manifestação.
Durante a manhã da quinta-feira, manifestantes irão percorrer o centro da cidade em marcha para debater com a população temas como saúde, direitos reprodutivos, educação e trabalho.
A direção do SISMMAC estará presente na Marcha das Mulheres. As professoras e professores da rede que tiverem disponibilidade podem acompanhar a manifestação, que terá início às 9h, com concentração na Praça Santos Andrade. Aproveite também para debater o histórico da luta das mulheres na escola, com os colegas de trabalho e alunos.
Mais de 90% do magistério municipal é formado por mulheres. Por isso, é necessário debater entre nós as desigualdades que enfrentamos e as lutas necessárias para que mudemos esse cenário.
No dia 8 de março, teremos também nossa assembleia no Centro de Convenções de Curitiba. Esse será um importante momento para homenagear, por meio de uma ação prática, o histórico de luta das mulheres e defender nosso direitos enquanto trabalhadoras.
O dia da mulher é um dia de luta!
O Dia Internacional da Mulher foi criado em 1910, durante a II Conferência das Mulheres Socialistas. A data visa relembrar toda a luta travada ao longo do século em defesa de melhores condições de trabalho e pela emancipação política e social das mulheres.
Infelizmente, ainda não conseguimos avançar o suficiente para que a data sirva apenas como motivo de comemoração. Quem é mulher sabe o preconceito e dificuldades que ainda existem na sociedade. Avançamos em alguns direitos, como o direito ao voto, à licença maternidade e o direito de recebermos salário igual ao dos homens. Mas, infelizmente, parte dessas garantias está apenas descrita nas leis.
Na prática, as mulheres ainda recebem menos que os homens – 38,3% a menos, segundo dados do IBGE – e enfrentam casos recorrentes de violência e discriminação.
Não podemos aceitar essa desigualdade e violência diária na vida de milhões de trabalhadoras. Mais do que comemorar, o Dia das Mulheres é uma data para refletirmos sobre a condição das mulheres trabalhadoras e nos unirmos para a luta.
Confira a programação da Marcha das Mulheres
9h – Concentração na Praça Santos Andrade
Batucada Feminista
Falas dos Movimentos
Organização dos blocos para a caminhada
Distribuição das faixas e pirulitos e demais materiais
10h30 – 1º ato – Tema: Educação, cultura e diversidade / Trabalho das mulheres, poder dos homens / Previdência
Local: na escadaria da UFPR, na Praça Santos Andrade
11h15 – 2º ato – Tema: Saúde e direitos sexuais reprodutivos / Mercantilização do corpo das mulheres / Violência
Local: na esquina das Marechais
12h30 – 3º ato – Tema: Por soberania alimentar / Contra o uso de agrotóxicos / Justiça ambiental / As mulheres e os megaeventos
Local: na Boca Maldita