• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • CR se reuniu para debater a segurança nas escolas e a luta pela carreira

CR se reuniu para debater a segurança nas escolas e a luta pela carreira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
cr-18-5 (1)

O Conselho de Representantes (CR) do SISMMAC se reuniu nesta quinta-feira (18), na sede do sindicato. Na pauta estavam questões importantes para a categoria, como a necessidade de mais segurança nas escolas, após os recentes episódios de violência, e a continuidade da luta pelo plano de carreira. A reunião foi realizada em dois horários, para facilitar a participação dos representantes.

 

Segurança nas escolas

O primeiro tema debatido pelas professoras e professores foi a segurança nas escolas da rede municipal, em virtude de episódios recentes de violência em unidades de ensino de outros estados. 

Para Wallistein Passos Garcia, doutor em educação convidado pelo sindicato para abordar o tema, é preciso repensar as relações dentro do ambiente escolar. “Temos visto muita violência psicológica e verbal nas escolas. Se pensarmos de maneira institucional essas violências, podemos evitar que as coisas cheguem a um extremo”.

Os professores levantaram uma série de questões que observam e enfrentam no dia a dia. Entre as principais, estão a dificuldade de lidar com situações de preconceito, a importância de iniciativas individuais em cada sala de aula e a valorização do papel do magistério em um contexto mais amplo. 

O delegado Wilkinson Fabiano Oliveira, bacharel em Direito, também foi convidado pelo sindicato para tratar do tema e reafirmou o papel dos professores na criação de um ambiente com mais segurança nas escolas. “É importante prestar atenção nos alunos, no comportamento deles, mesmo para oferecer a eles um ambiente seguro”, apontou.

 

Luta pela carreira

Em seguida, a direção do SISMMAC abordou a luta pela carreira no magistério municipal. O sindicato vem conversando com vereadores da Câmara Municipal, buscando apoio para um avanço nas negociações com a Prefeitura. 

No debate, as representantes ressaltaram os prejuízos que grande parte da categoria vem sofrendo com a ausência da carreira, principalmente porque a Prefeitura não considera a formação continuada e as especializações que as professoras fizeram nos últimos anos. 

A direção do sindicato ressaltou que a mobilização da categoria deve continuar intensa. A próxima assembleia das professoras e professores acontecerá no dia 30 de maio, para debater os próximos movimentos na luta pelo plano de carreira.

Fonte: Sismmac

Posts Relacionados