O SISMMAC realizará, na próxima terça-feira (25), a reunião do Conselho de Representantes, um espaço democrático que é fundamental para a organização das lutas do magistério municipal.
Serão dois horários para facilitar a participação de professoras e professores de todas as unidades: pela manhã, às 8h (novo horário), e à tarde, às 13h30, na sede do sindicato.
Pautas estratégicas em debate
Na reunião, serão abordados temas essenciais para o futuro da educação pública em Curitiba e para os direitos da nossa categoria:
Privatização da educação: discutiremos as ameaças de privatização que rondam o ensino público municipal e as estratégias de resistência do magistério diante desse cenário.
Pauta de negociações e calendário de lutas: definiremos coletivamente as prioridades que constarão na pauta de reivindicações a ser levada para debate e aprovação na próxima assembleia, além de estruturarmos o calendário de mobilizações para o primeiro semestre.
Ação dos sábados letivos de 2010: atualizações sobre os desdobramentos jurídicos da ação referente aos sábados letivos trabalhados em 2010.
Projetos de lei em tramitação: informes sobre propostas que afetam diretamente nossa categoria, como mudanças nas eleições para diretores e tentativas de militarização das escolas de Curitiba.
2025: ano decisivo para o magistério
Em um cenário de constantes ataques aos direitos dos servidores públicos e à educação pública, 2025 promete ser um ano de intensas mobilizações. O fortalecimento do Conselho de Representantes é um passo importante para ampliar o alcance das ações da nossa categoria e garantir que as decisões reflitam as necessidades reais de quem está no chão da escola.
Por meio da contribuição das representantes e dos representantes, temos mais condições de conhecer com profundidade as demandas reais das unidades educacionais e organizar lutas que realmente representem os anseios da categoria.
Por isso, converse com as colegas da sua unidade, traga as demandas do seu local de trabalho e seja parte ativa da mobilização. Se a sua unidade ainda não está participando, é fundamental que eleja sua representação e se some à construção das lutas do magistério.