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CR debateu lutas da categoria, Reforma Administrativa e o cargo de apoio educacional

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SISMMAC -CR debateu lutas da categoria-

O Conselho de Representantes (CR) do SISMMAC se reuniu nesta quinta-feira (20) para debater as lutas da categoria, o novo cargo de agente de apoio educacional, o projeto de Reforma Administrativa e a formação para relações étnico-raciais. A atividade foi realizada em dois períodos, para facilitar a participação da categoria.

 

Agente de apoio

A proposição da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC), que cria o cargo de agente de apoio educacional, foi debatida pelos professores. A nova função deve atender ao ensino infantil e fundamental, com distribuição por vários espaços educacionais da rede municipal. As professoras e os professores ressaltaram que é preciso ter uma valorização real desse apoio, que atenda também a educação especial.

 

Data-base e do plano de carreira

Sobre a data-base, a categoria espera o lançamento da PMC para o mês de outubro, com implantação prevista para o final de novembro. O magistério luta pela reposição das perdas inflacionárias acumuladas. A informação obtida junto à Secretaria de Governo é que o projeto deve ser votado até terça-feira da semana que vem. O índice de reposição da inflação do último ano baseado no INPC ficou em 7,19%.

 

Reforma administrativa

Os representantes também debateram os perigos que a Reforma Administrativa representa para o funcionalismo. O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020 tramita no Congresso Nacional e, se aprovado, traria o fim da estabilidade dos servidores, facilidade para a privatização de serviços públicos e aumento da corrupção, entre outros pontos. As professoras e professores pontuaram a importância de mobilizar a categoria para combater o projeto, que foi listado como uma das prioridades do governo Bolsonaro após as eleições.

 

Educação para as relações étnico-raciais

Na reunião, houve ainda um debate sobre a importância das relações étnico-raciais para a rede municipal de ensino. Para incentivar a introdução desse debate entre as professoras e junto aos alunos, o sindicato propõe a divulgação de materiais pedagógicos, com referências e temas fundamentais da questão étnico-racional no Brasil e no mundo.

 

Fonte: SISMMAC

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