O Conselho de Representantes reuniu-se nesta quinta-feira (25), na sede do sindicato, para debater o edital de Procedimento de Crescimento Horizontal para a carreira do magistério, o cadastro para atuação profissional na educação especial e as eleições do SISMMAC (triênio 2024-2027).
Crescimento horizontal
O último procedimento de crescimento horizontal na carreira do magistério ocorreu há 10 anos, em 2014. Com as lutas e greves do magistério em 2022 e 2023, não apenas impedimos a destruição da carreira (objetivo inicial da Prefeitura) e o pedágio (que impediria a participação nos 3 procedimentos seguintes para quem for contemplado) como conquistamos ampliação das vagas a cada procedimento, além da bonificação de uma referência (equivalente a um crescimento horizontal) já no ano passado e, a partir deste ano, a retomada das possibilidades de avanço na carreira.
Junto com os representantes, a direção do SISMMAC analisou detalhadamente o edital que estabelece as normas para o procedimento deste ano, inclusive os requisitos, os problemas e as datas.
A direção reforçou a importância de continuarmos lutando para ampliação da quantidade de profissionais contempladas, já que a Prefeitura tem margem orçamentária para garantir o crescimento de todo o conjunto do magistério.
As inscrições vão de 1º a 16 de agosto, e a direção do sindicato recomendou que todas e todos leiam cuidadosamente o edital.
No dia 29, o SISMMAC fará uma live para conversar com a categoria sobre o procedimento do crescimento. A transmissão será realizada pelo canal do YouTube e pela página do Facebook do sindicato.
Educação especial
Conforme a normativa publicada pela Secretaria Municipal de Educação, as profissionais do magistério interessadas em atuar na educação especial deverão realizar a inscrição entre os dias 12 e 16 de agosto. Diversos cursos previstos no edital poderão ser usados para pontuação. Já o resultado final será divulgado no dia 6 de setembro.
Durante o CR, as representantes e os representantes puderam tirar dúvidas e analisar junto com a direção do SISMMAC as normativas para a participação no processo.
Eleições do SISMMAC
Este será um ano determinante para o futuro do SISMMAC, já que o magistério irá eleger a diretoria do sindicato para o próximo triênio (2024-2027).
Na segunda semana de agosto será publicado oficialmente o edital que irá regular o processo eleitoral.
Conforme o Estatuto, mais de dois terços dos filiados deverão votar para alcançar o quórum. Por isso, será necessária a participação efetiva de todo o conjunto da categoria, tanto profissionais da ativa quanto as aposentadas.
Eleições municipais
Neste ano, também teremos eleições municipais. A direção do SISMMAC enfatizou a importância de escolher candidatos alinhados às pautas e reivindicações da educação, tendo em vista os desafios enfrentados pelo magistério nos últimos anos.
Fonte: SISMMAC