• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • CR debateu data-base 2022, Campanha de Lutas e mobilizações do magistério

CR debateu data-base 2022, Campanha de Lutas e mobilizações do magistério

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
SISMMAC-cr 04-08 redes

O Conselho de Representantes (CR) do SISMMAC se reuniu nesta quinta-feira (4), em dois horários, na sede do sindicato. A principal pauta da reunião foi a reposição inflacionária da data-base de 2022.

Outras pautas incluíram as recentes normativas da licença-prêmio, o Registro de Classe Online (RCO) e a Campanha de Lutas da categoria. A atividade, como em outras ocasiões, foi realizada em dois horários, para garantir a participação do maior número de profissionais do magistério municipal.

 

Repor perdas

Para explicar a relação entre a inflação e a data-base, o sindicato convidou Sandro Silva, economista do Dieese, para apresentar dados da economia local e o impacto da inflação na remuneração das professoras e dos professores, esclarecendo dúvidas dos participantes.

Na visão do economista, os profissionais devem lutar por uma reposição da data-base que reponha as perdas da categoria nos últimos anos e esteja atualizada com os números atuais da inflação. A cidade de Curitiba possui um índice de inflação acima da média nacional, que já é alta, especialmente nos setores de combustível, alimentação e tarifas públicas. Portanto, a inflação aumentou e a remuneração do magistério municipal não acompanhou este movimento. O tema voltará a ser debatido em assembleia dia 16 de agosto.

 

Licença-prêmio e Campanha de Lutas

Os representantes ainda debateram as normativas sobre a licença-prêmio. Com a lei que permite que os profissionais do magistério municipal vendam suas licenças para a PMC, os participantes reforçaram a importância do pagamento desses valores como indenizações, de forma a assegurar os direitos da categoria nesta questão.

A Campanha de Lutas também foi pauta das reuniões do CR. Foram apresentadas as mobilizações pelo Plano de Carreira, abertura do novo concurso público (que já está confirmado) e valorização da nossa categoria, com ações junto às escolas e nos principais pontos turísticos de Curitiba, e intervenção artística no Largo da Ordem.

Sobre o Livro Registro de Classe online (RCO), os profissionais presentes destacaram os problemas do sistema, que não atende especificidades da Educação Infantil e Educação Especial; falta de estrutura e internet nas escolas, ausência de formação tanto para o uso dos tablets quanto do próprio programa/RCO, e as muitas informações desencontradas, difundidas pela SME e núcleos regionais. Teremos agenda com a SME em 11 de agosto e vamos levar todas essas pautas.

Os próximos passos incluem a entrega da reivindicação da data-base à Prefeitura que ocorrerá no dia 01 de setembro, e uma nova assembleia para aprovar índice de reajuste dos profissionais do magistério para 2022.

 

Fonte: SISMMAC

Posts Relacionados