• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • CR debate lutas pela carreira e data-base, eleições para direções da escola e na política nacional

CR debate lutas pela carreira e data-base, eleições para direções da escola e na política nacional

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
SISMMAC- CR debate lutas pela carreira e data-base

O Conselho de Representantes (CR) se reuniu, nesta terça-feira (27), para debater as reivindicações da categoria.

O encontro, realizado na sede do SISMMAC, tratou do reajuste da data-base, da implementação do plano de carreira e do processo eleitoral para a direção das escolas. Além desses temas, as professoras e professores conversaram sobre as eleições nacionais do próximo dia 2 de outubro. A reunião aconteceu em dois horários, favorecendo a presença de todos os representantes.

Mobilizações por data-base e plano de carreira

As conselheiras e os conselheiros debateram as mobilizações pela data-base do magistério municipal de Curitiba. A categoria reivindica um reajuste de 18,5% para repor as perdas inflacionárias. A implementação da nova data-base está prevista para novembro.

Sobre o plano de carreira, congelado desde 2017, o sindicato segue na luta pela sua implementação. Após nova promessa da PMC de lançar o plano ainda em 2022, os representantes ressaltaram a necessidade de melhora na média salarial e nas condições de trabalho, valorizando fatores como o tempo de serviço e as titulações. Há um consenso de que o magistério quer o descongelamento da carreira que foi aprovada em 2017.

Para o SISMMAC, é fundamental que os representantes conversem com as demais professoras, mostrando o quanto estamos perdendo com essa falta de valorização.

 

Eleições nas escolas

Outra pauta debatida nas reuniões foi o processo eleitoral para a direção das escolas. Uma comissão, formada por diversos representantes da rede municipal de ensino, será formada para regulamentar o processo. A eleição será realizada em dezembro, com data a ser definida; o edital será lançado trinta dias antes do pleito.

Para as eleições nacionais, os representantes reafirmaram a posição construída no XIII Congresso do SISMMAC, em junho. Na moção aprovada, a categoria relembra todos os retrocessos pelos quais o país passou nos últimos anos, como a aprovação das reformas Trabalhista e da Previdência, a implementação do teto de gastos e a atual situação da economia, que levou o Brasil a um desastre social.

Por fim, o sindicato reforçou o convite às professoras e aos professores para que participem do Baile do SISMMAC. O evento será realizado em 15 de outubro, às 22 horas, no Clube Curitibano. Cada professora pode retirar seu convite na sede entidade, com direito a um acompanhante. O convite é pessoal e intransferível.

 

Fonte: SISMMAC

Posts Relacionados