Na próxima terça-feira (2), acontece o último encontro do Conselho de Representantes deste semestre. Durante a reunião, os professores que representam suas escolas junto ao SISMMAC irão definir o calendário de ações para o segundo semestre.
O principal tema a ser discutido no CR será a luta pela revisão do Plano de Carreira. A correção dos enquadramentos de 2001 e a aceleração dos crescimentos – duas das principais reindicações relacionadas ao Plano de Carreira – estão sendo analisadas por grupos de trabalho formados pela Prefeitura, que devem ser concluídos até o final do ano. Entretanto, precisamos ficar atentos às posições defendidas pela administração para garantir que as mudanças tragam avanços e não retrocessos. Na reunião do dia 12 de junho, a Prefeitura apresentou uma proposta de nova tabela que retira a diferenciação por titulação entre níveis e rebaixa o teto salarial da categoria.
A onda de protestos pela redução da tarifa do transporte público, que agita o país desde o início do mês de junho, também será debatida no Conselho de Representantes. A luta da juventude nas ruas conquistou a redução da tarifa em diversas cidades do país. Em Curitiba, graças à pressão, a passagem de ônibus passou de R$ 2,85 para R$ 2,70. Agora, o movimento começa a mobilizar também os trabalhadores. Diversas organizações e centrais sindicais estão convocando um dia de luta, com greves e mobilizações, para o dia 11 de julho.
O CR de julho discutirá ainda os inúmeros problemas verificados no pagamento da reposição da greve de 2012 e do auxílio-refeição. Muitas professoras e professores verificaram que os valores pagos pela administração estavam errados, mas, ao ligarem para o RH para solicitar a correção, receberam informações desencontradas e contraditórias. Enquanto o superintendente da Secretaria Municipal de Recursos Humanos afirma que os descontos serão todos restituídos e que se trata apenas de um “erro”, os atendentes dão informações diferentes para cada professor que liga, aumentando o clima de insegurança e de insatisfação na categoria.
Assembleia
No dia 2 de julho também acontece a assembleia para eleição do representante do magistério no Conselho de Administração do ICS. A cada dois anos, o Sindicato deve realizar assembleia para renovar a indicação do conselheiro que representa a categoria nesse espaço. O SISMMAC divide a única vaga destinada à representação dos trabalhadores nesse Conselho com o SIMUC, ocupando a suplência.
A assembleia acontece às 14h30 em primeira convocação e às 15h em segunda convocação.