A direção do SISMMAC apresentou o resultado da eleição para a nova direção, que teve a vitória da Chapa 1 – “EnFrente Magistério – SISMMAC no Rumo Certo”, com 3.368 votos, equivalentes a 58,08% dos votos, e saiu vitoriosa. A Chapa 2, “Somos Firmes! Retomar os Rumos do Sismmac” recebeu 2.311 votos, equivalente a 39,85 % dos votos. No total, foram computados 5.799 votos (participação de 66,72% dos filiados).
Houve importantes reflexões sobre a dimensão e a complexidade de fazer uma eleição de uma base que é maior do que a população de 40% dos municípios brasileiros, em quase 600 locais de trabalho (contando escolas e demais aparelhos da Prefeitura). Também foi ressaltada a necessidade de mudança do estatuto do sindicato, que impõe um quórum de 2/3 dos votos de filiados em primeiro turno.
Eleições municipais
Os representantes analisaram as candidaturas que disputam o segundo turno das eleições para prefeito de Curitiba, de Eduardo Pimentel e Cristina Graelm, e fizeram considerações em relação aos projetos que ambos representam e os impactos sobre os serviços públicos.
A direção do SISMMAC ressaltou que, independentemente quem for eleito, será necessário fazer a mobilização constante para que as pautas do magistério avancem.
Data-base
A direção do SISMMAC terá reunião com a SMAP no dia 31 para tratar da data-base do magistério. Levaremos nossa reivindicação da reposição inflacionária (IPCA-IBGE) do reajuste real para recuperar as perdas sofridas até 2021.