A coordenação ampliada do Coletivo Étnico Racial do SISMMAC realizou no sábado (8) sua primeira reunião de 2025, marcando o início de um novo ciclo de debates, projetos e lutas para este ano.
As professoras e professores que compõem o Coletivo definiram as principais ações que o coletivo desenvolverá nos próximos meses.
Entre os temas discutidos, destacam-se:
📌 Participação no COMPER – Conselho Municipal de Política Étnico-Racial
O coletivo seguirá atuante no COMPER, reafirmando o compromisso com a luta por políticas públicas que promovam a igualdade racial no município.
🤝 Parceria com o CEPAT para debates sobre sociedade e racismo
A realização de uma série de debates aprofundará a reflexão sobre o racismo estrutural e seus impactos, fortalecendo a conscientização dentro e fora da rede municipal de ensino.
📚 Criação de materiais didáticos para trabalhar a cultura afro-brasileira e indígena
Serão desenvolvidos novas edição de materiais do “Percursos Afro”, além do material impresso sobre personalidades negras e indígenas, que auxiliarão educadoras e educadores na abordagem da diversidade étnico-racial em sala de aula.
📖 Leis étnico-raciais no currículo
Ações pedagógicas serão pensadas para garantir conteúdos que respeitem as diretrizes legais da educação para as relações étnico-raciais, fortalecendo a inclusão e a valorização da diversidade.
🌎 Reformulação do espaço no site do SISMMAC para divulgação das ações do coletivo
O espaço fixo do Coletivo no site do sindicato está sendo reformulado para dar mais visibilidade às atividades, projetos e materiais produzidos, além de promover o engajamento da comunidade escolar.
Fortalecendo a luta antirracista no magistério
Essa primeira reunião foi um momento importante para integração, planejamento e construção coletiva das ações desse ano.
Participe você também e ajude a construir um Coletivo Étnico Racial cada vez mais forte e atuante na luta por igualdade racial e justiça social. ✊🏾