A educação pública de Curitiba segue enfrentando um grave problema: o déficit de 1.354 profissionais na rede municipal de ensino. Em algumas escolas, a situação é tão grave que chega a faltar até 20 professores, sobrecarregando as equipes e prejudicando o desenvolvimento pedagógico.
As duas gestões Greca foram responsáveis por criar um cenário de desmonte, com mais de 3 mil vagas sem reposição. Foi com muita luta que conseguimos avançar e conquistamos que aproximadamente 1500 vagas fossem ocupadas. Mas o déficit atual ainda é muito grande, causando prejuízos na qualidade da educação e impactando diretamente no dia a dia das escolas. Uma das consequências mais visíveis é o adoecimento da nossa categoria (cujos dados a Secretaria Municipal de Educação sempre escondeu).
A situação exige uma resposta imediata. É urgente que a nova gestão Prefeitura continue convocando aprovadas e aprovados do último concurso público, não apenas para resolver os problemas acumulados, mas também para garantir que as escolas possam iniciar o ano letivo com equipes completas e condições adequadas para atender as crianças e suas famílias.
A educação não pode mais esperar!