No dia 6 de junho, as professoras e professores que representam suas escolas no Conselho de Representantes estiveram reunidos para debater a organização do X Congresso do SISMMAC e planejar os próximos passos na luta pela recuperação do Instituto Curitiba de Saúde.
Em relação ao ICS, os professores debateram as ações realizadas pelo magistério durante o mês de maio com a campanha “Por que não?” e analisaram a postura intransigente da Prefeitura. Apesar de ainda não ter respondido se aceitará aumentar em 2% seu financiamento para o Instituto – de 3,65% para 5,65% –, a administração já iniciou esforços para modificar o regulamento do ICS com o objetivo de transferir para o bolso dos servidores a conta gerada pela quebra da compulsoriedade. Entre as medidas propostas estão a obrigatoriedade dos servidores com dois padrões continuarem pagando 3,14% sobre a soma total do salário e o impedimento dos trabalhadores do município serem incluídos como dependentes quando o cônjuge também for servidor. Clique aqui para saber mais sobre as propostas da Prefeitura para alteração no regulamento.
Diante desse cenário, os representantes apontaram a necessidade de aumentar a pressão para fazer com que o prefeito Luciano Ducci se posicione sobre os 2% ainda no mês de junho, antes que o calendário eleitoral o impeça de agir contra ou a nosso favor. Por isso, nos dias 12 e 13 de junho, faremos a exibição dos vídeos da campanha “Por que não?” na praça Rui Barbosa, das 17h30 às 19h. Para saber mais sobre a continuidade da campanha “Por que não” clique aqui e veja o que foi encaminhado na assembleia do dia 31 de maio.
X Congresso do SISMMAC
A reunião do Conselho de Representantes também deu o pontapé inicial no processo de organização do X Congresso do SISMMAC, que será realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 2012. Os professores presentes debateram o cronograma sugerido pela direção do Sindicato e a proposta de realizar atividades preparatórias com objetivo de preparar e qualificar a discussão para o Congresso.
Além de debater a participação do magistério municipal no movimento sindical brasileiro e decidir se devemos permanecer filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) ou não, o X Congresso do SISMMAC também irá discutir o programa de trabalho da direção do Sindicato para o restante da gestão “Novos Rumos – A Alternativa de Luta”, definindo as reivindicações prioritárias e as ações de luta.
Os representantes irão ajudar a organizar o debate dos temas do Congresso junto com as demais professoras e professores nas escolas e demais unidades de ensino e, depois, ajudarão também a organizar a eleição de delegados que representarão o local de trabalho no congresso.
O conjunto do magistério também poderá participar dos quatro encontros preparatórios que englobarão todas as regionais, com oficinas para discutir o tema central do Congresso e preparar a categoria para os debates. Clique aqui para conferir o cronograma debatido no Conselho de Representantes.