Na próxima terça-feira (14), o Conselho de Representantes do SISMMAC se reúne para avaliar o andamento da negociação com a Prefeitura sobre o método de enquadramento no novo Plano de Carreira. A reunião acontece às 8h15, no período da manhã, e às 13h30, no período da tarde, na sede do SISMMAC (Rua Nunes Machado, 1577 – Rebouças).
Desde a última assembleia, realizada no dia 1º de abril, os representantes do magistério na comissão se reúnem quase que diariamente com a administração municipal para testar o desenvolvimento do novo simulador e finalizar a redação de um novo o decreto que detalhará todo o processo de enquadramento.
Essas reuniões ainda não foram finalizadas. A administração municipal pediu mais tempo para concluir o desenvolvimento do simulador, alegando que os critérios acordados (análise do tempo de serviço e da trajetória individual de cada professor ou professora) exigem um processo mais minucioso de verificação. A expectativa é que próxima reunião, marcada para segunda-feira (13), finalize a redação do decreto e estabeleça o novo prazo de adesão ao Plano de Carreira.
Ajude a organizar sua escola para que a unidade esteja representada no Conselho de Representantes! A partir da avaliação feita pelas professoras e professores que representam suas escolas nesse espaço, o magistério preparará a mobilização para a assembleia geral da categoria, que será realizada no dia 23 de abril, no Clube Dom Pedro II.
A Conferência Municipal de Educação, marcada para os dias 16 e 17 de maio, também será tema de discussão. O SISMMAC organizará uma etapa preparatória do magistério municipal no dia 29 de abril para posições que serão defendidas pela categoria na Conferência, além de eleger as professoras e professores que representarão os trabalhadores da educação municipal no evento.
O principal objetivo da Conferência Municipal de Educação é elaborar o Plano Municipal de Educação (PME) que definirá metas para as políticas de educação dos próximos 10 anos. Esse documento já deveria ter sido elaborado há pelo menos seis anos, mas foi negligenciado pela administração municipal. Agora, por causa de uma exigência do Ministério da Educação, o será feita de forma aligeirada e com pouco tempo para o debate.
O Conselho de Representantes vai definir nossas estratégias de luta para garantir que as reivindicações históricas do magistério sejam asseguradas no PME. Entretanto, já sabemos que a principal mobilização deve acontecer depois da Conferência para fazer com que as decisões saiam efetivamente do papel.
Confira abaixo o edital de convocação do CR: