Na terça-feira (01), professores que representam as escolas da rede estarão reunidos para o encontro mensal do Conselho de Representantes do SISMMAC.
O CR é um espaço de discussão, formação e de deliberação do magistério de Curitiba. Nele, reúnem-se professores eleitos nas unidades de ensino para representar o conjunto dos trabalhadores desse local. O CR funciona como um instrumento de aproximação e enraizamento da organização sindical junto à base da categoria.
Na reunião de amanhã, serão debatidos dois pontos de pauta: o processo de eleição de diretores e vice-diretores e a Campanha de Lutas de 2012.
Eleição de Diretores
Durante a atividade, os representantes irão debater e elaborar a proposta final da Carta de Compromisso com os Trabalhadores da Educação. Esse documento será utilizado como um instrumento, durante o processo de eleição de diretores e vice-diretores, para fazer com que os candidatos se comprometam com a defesa dos interesses e das lutas dos trabalhadores do magistério.
Na última reunião do CR, os representantes saíram com a tarefa de debaterem a proposta da Carta de Compromisso nas escolas e reunirem sugestões de pontos para a formulação do texto. Ao longo do mês, essas propostas foram encaminhadas ao SISMMAC e a amanhã será aprovada a versão final da Carta.
Campanha de Lutas 2012
No CR, os professores também debaterão a Campanha de Lutas de 2012. A proposta é dar início à elaboração da Pauta de Reivindicações – com uma metodologia que consiga levantar as principais demandas e anseios da base da categoria –, visando construir um movimento forte e coeso para a Campanha de Lutas do próximo ano.
O levantamento dessas reivindicações também está sendo feito por meio da realização dos Fóruns Regionais. Durante o mês de novembro, serão realizados os fóruns do Boa Vista, CIC, Santa Felicidade e Matriz.
Garanta que a sua escola esteja representada no CR!
Se a sua escola ainda não está representada no CR, debata a situação com seus colegas de trabalho e ajude a organizar a eleição de um representante. O processo é simples; basta que os professores elejam uma pessoa para representá-los, preencham a ata de eleição e o cadastro e encaminhem para o Sindicato.
A direção da escola deve liberar o representante para que ele participe da reunião do CR no seu horário de trabalho. Esse é um direito assegurado pela Constituição Federal e pela Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante aos eleitos para representar os trabalhadores do serviço público o direito de cumprirem suas atividades sindicais durante o expediente.