• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Conselho de Administração aprova afastamento de presidente e diretor administrativo do ICS

Conselho de Administração aprova afastamento de presidente e diretor administrativo do ICS

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20132031ics

O Conselho de Administração do ICS se reuniu ontem (29), em caráter extraordinário, para avaliar as denúncias de irregularidades que teriam sido cometidas pelo presidente do Instituto, Wilson Michaelis.

Durante a reunião, a direção do SISMMAC informou aos demais conselheiros que a entidade já ingressou com um pedido de investigação no Ministério Público. O pedido de inquérito administrativo foi protocolado no dia 24 de outubro, depois de ter sido entregue ao sindicato um relatório com diversas irregularidades.

Os documentos apontam indícios de improbidade administrativa cometidas na gestão do Instituto, como a existência de servidores fantasmas, acobertamento de funcionários que não cumprem a jornada de trabalho, contratação irregular de serviços, gastos desnecessários e utilização dos recursos do ICS para favorecimento privado.

O SISMMAC cobrou uma postura firme do Conselho de Administração na apuração das denúncias. As conselheiras Patricia de Morais e Suzana Pivato, que representam o magistério nos conselhos Administrativo e Fiscal do Instituto, solicitaram que o contrato do ICS com o Centro Avançado de Cirurgia Vascular seja investigado. A clínica pertencia a Wilson Michaelis e seu assessor executivo, Constantino Miguel Neto, mas, de acordo com o contrato social, foi transferida para os filhos deles no dia 28 de janeiro deste ano, quando ambos já tinham assumido funções dentro do ICS.

A reunião do Conselho de Administração aprovou o afastamento de Wilson Michaelis e do diretor de Administração e Finanças da entidade, Samir Fouani. Para substituir Michaelis, o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), Luiz Mokva, acumulará a função de presidente do ICS até que seja concluída a sindicância. O diretor de Administração e Finanças do IPMC, Rodrigo Nishimura de Lima, irá substituir Samir Fouani também com acúmulo de função.

Entre as ações aprovadas na reunião, está a contratação de uma auditoria externa, que irá se reportar diretamente ao Conselho de Administração do ICS, para fazer um levantamento da situação atual do Instituto.

Por insistência do SISMMAC e de outros conselheiros, será feito também um levantamento dos procedimentos realizados pelo Centro Avançado de Cirurgia Vascular, a fim de investigar as possíveis irregularidades. O Sindicato defende que, caso seja comprovado que esse convenio está lesando o Instituto, o contrato seja suspenso, com garantia de imediata substituição por outro da mesma especialidade para que os servidores não sejam prejudicados.

Também foi aprovado o envio de toda a documentação necessária para a comissão de sindicância formada pela administração municipal para investigar as denúncias. Essa comissão tem prazo legal de 15 dias, prorrogáveis por mais 15, para ser concluída, e será conduzida pela procuradora do Município Divanir Vilela da Silveira.

A próxima reunião do Conselho de Administração do ICS será realizada na próxima quinta-feira (31). A pauta da reunião abrange a definição dos parâmetros a serem repassados à empresa de auditoria, a discussão sobre a natureza do afastamento do Wilson Michaelis – que a princípio é com remuneração, mas nossas conselheiras e outros membros do Conselho questionam essa remuneração – e o encaminhamento em relação ao descredenciamento ou suspensão temporária dos serviços prestados pelo Centro de Cirurgia Vascular, que pertence a família de Wilson Michaelis.

Estamos acompanhando cada passo e cobrando transparência no processo de investigação para garantir que o nosso Instituto seja ressarcido caso as irregularidades sejam comprovadas!

Matérias relacionadas:

25/10/2013 – Frente a denúncias de irregularidades, magistério aprova pontos para nova lei do ICS

24/10/2013 – SISMMAC pede ao Ministério Público que investigue denúncia sobre irregularidades no ICS

10/10/2013 – Magistério inicia discussão sobre nova lei para o ICS

10/10/2013 – SISMMAC questiona cancelamento das reuniões do Conselho de Administração do ICS

Posts Relacionados