• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Conquista da luta: PMC vai abrir concurso pela primeira vez desde 2016

Conquista da luta: PMC vai abrir concurso pela primeira vez desde 2016

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
SISMMAC-concurso-site

Nossa luta avança!

Pela primeira vez desde 2016, a Prefeitura Municipal de Curitiba vai abrir concurso público para o cargo de profissionais do magistério área de atuação Docência 1.

Em todas as mesas de negociação entre o SISMMAC e a PMC, esse foi um dos temas centrais, juntamente com a luta pelo nosso plano de carreira.

Temos cobrado a realização dos concursos porque o deficit de profissionais vem aumentando rapidamente. Só durante as gestões Greca, tivemos mais de 3.200 aposentadorias, sem reposição. Por outro lado, a Prefeitura estava ampliando as contratações precárias, através de Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Portanto, a abertura do concurso público é uma importante conquista do magistério, em uma luta que englobou tanto ativos como aposentados, porque além de vir em um momento essencial para suprir a falta de profissionais nas unidades, é muito importante para o IPMC e para garantir que o fundo tenha condições de sustentar as aposentadorias a longo prazo.

Segundo o edital publicado pela PMC, serão classificados 3.500 profissionais na disputa da ampla concorrência, 175 entre pessoas com deficiência e 350 específicas para população negra e cotas indígenas. Também serão classificados 500 profissionais para ampla concorrência na área de atuação Docência II – Educação física, 25 entre pessoas com deficiência e 50 na população negra e cotas indígenas.

No primeiro momento, estarão abertas 124 vagas para ampla concorrência na Docência I, 8 para pessoas com deficiência e 15 para população negra e povos indígenas, totalizando 147. Já para Docência II – Educação Física, serão inicialmente 9 vagas para ampla concorrência, 1 para pessoa com deficiência e 1 para negros e povos indígenas.

Nas mesas de negociação com a PMC ficou acordado também a realização de concurso público para outros cargos, incluindo agente administrativo, psicólogos e assistentes sociais para atender as unidades escolares.

Com mobilização e participação efetiva da categoria, vamos avançando nas nossas conquistas.
O SISMMAC continuará na luta em defesa da escola pública, e por carreira e melhores condições de trabalho às profissionais do magistério.

Fonte: SISMMAC

Posts Relacionados