• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Congresso definirá os rumos da atuação do SISMMAC

Congresso definirá os rumos da atuação do SISMMAC

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
congresso_sismmac

Nos dias 28 e 29 de setembro, realizaremos o X Congresso do SISMMAC, que será um importante espaço de discussão e decisões para as professoras e professores municipais.

O Congresso terá dois eixos centrais para debates e encaminhamentos:

1) Devemos permanecer filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) ou não?

2) Qual deve ser o programa de trabalho da direção do Sindicato para o restante da gestão?

1) Devemos permanecer filiados à CUT ou não?
Há mais de 20 anos, nossa categoria tomou a decisão de se filiar à CUT como forma de contribuir ativamente na organização da classe trabalhadora brasileira. Ao longo dessas duas décadas, várias entidades criadas pelos trabalhadores mudaram sua forma de atuar em nosso país, inclusive a CUT. De instrumentos que ajudavam a organizar a luta a partir dos locais de trabalho transformaram-se no seu contrário e hoje agem contra a mobilização dos trabalhadores quando isso se confronta com outros interesses. Não temos dúvida de que devemos discutir essas mudanças, principalmente no campo sindical, para podermos nos posicionar diante desse novo cenário político.

Agora é hora de realizarmos esse debate, pois acabamos de sair de um processo organizado e intenso de luta sindical que há muito tempo não acontecia em nossa categoria. Comprovamos, na prática, que faz diferença ter um Sindicato comprometido com os interesses e luta dos trabalhadores. Para além do Sindicato, também faz diferença poder contar com um instrumento de luta que reúna trabalhadores de diferentes categorias comprometidos com a defesa dos interesses de toda a classe trabalhadora.

Devemos e queremos contribuir política e financeiramente na reorganização dos trabalhadores do país e de suas lutas, mas queremos debater e decidir com a categoria, com o tempo e preparação adequados, de que forma, como e onde continuamos a fazer isso.

Avaliamos a necessidade de retomarmos essa discussão, que há muito tempo não é feita no magistério. Vamos redefinir, se for o caso, os rumos da categoria em relação ao papel e ação das centrais sindicais que existem hoje. Devemos discutir quem as centrais sindicais realmente representam. Qual é o atrelamento político-partidário ao qual se submetem e a quem elas servem?

Se nos propomos a realizar uma luta em defesa da classe trabalhadora, devemos então nos unir aos demais trabalhadores que se dedicam, de fato, a essa importante tarefa. Sabemos que esse tema é bastante delicado, mas nem por isso deixaremos de trabalhá-lo. O debate deve ser feito por inteiro trazendo às claras o que devemos discutir e então respeitar a decisão tomada pela categoria.

Temos a convicção de que o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras desse país deve estar unido para avançar nas conquistas e queremos discutir qual é a melhor forma de fazê-lo. Seguimos na CUT? Ou trilhamos novos rumos? Venha debater e decidir os rumos do SISMMAC na reorganização de nossa classe, a classe trabalhadora.

2) Qual deve ser o programa de trabalho da direção do sindicato para o restante da gestão?

Desde que assumimos a direção do SISMMAC, em agosto de 2011, nossa gestão vem trabalhando na construção concreta de novos rumos para as lutas do magistério municipal de Curitiba.

Aumentamos e muito a presença do sindicato nos locais de trabalho. Agora, a partir de maio de 2012, as unidades receberão, ao menos, uma visita a cada bimestre da direção do SISMMAC. O número de sindicalizações e de representantes das escolas cresceu significativamente: nossa gestão já filiou mais de 700 professores, em menos de um ano.

Iniciamos um programa de formação política para qualificar nossa atuação e contribuir na formação de novos militantes. Investimos e melhoramos os instrumentos de comunicação entre a diretoria e o conjunto da categoria, dando mais agilidade e qualidade aos materiais produzidos. Essas são algumas das principais ações já realizadas.

Porém, o melhor exemplo desse comprometimento foi nossa primeira Campanha de Lutas. Conseguimos construir, em união com o conjunto da categoria, um movimento amplo, forte e vitorioso através de muito trabalho e organização. Algo que há muito tempo não se via em Curitiba e que proporcionou a recuperação quase total das perdas salariais históricas que perduravam por mais de uma década.

Conseguimos também adensar nossa relação com a comunidade de forma inédita. Vimos outros trabalhadores, principalmente pais de alunos, se envolverem expressivamente em nossa luta. Fato que se traduziu em mais de 30 mil assinaturas em nosso apoio e no congestionamento das linhas do 156 no dia da paralisação dos 33 minutos.

Tudo isso mostra a disposição de nossa gestão em questionar, problematizar, propor e construir concretamente novos rumos para nossas lutas de forma organizada. O objetivo prioritário é a participação ativa do conjunto da categoria nessa construção, de maneira consciente e esclarecida.

No congresso debateremos: quais as linhas centrais do SISMMAC para o restante da gestão? Em quais áreas devemos aprofundar nossa atuação? Quais as pautas que merecem compor nossas prioridades de ação?

Venha debater e decidir os rumos do SISMMAC na organização, formação e mobilização de nossa categoria, a dos professores.



CRONOGRAMA para o X CONGRESSO SISMMAC

01 a 27 de julho| Prazo para inscrição de teses

31 de julho|
Publicação da Tese Guia

01 de agosto| Conselho de Representantes com formação sobre o X Congresso
Assembleia para aprovação do Regimento Interno do Congresso

01 de agosto a 26 de setembro| Discussão das teses nos locais de trabalho

07 de agosto| Realização de Encontros Preparatórios nas regionais:
• Boa Vista/ Santa Felicidade/ Matriz
• Cajuru/ Boqueirão

08 de agosto| Realização de Encontros Preparatórios nas regionais:
• CIC/ Portão
• Bairro Novo/ Pinheirinho

09 de agosto a 14 de setembro| Eleição de delegados nos locais de trabalho

28 e 29 de setembro| X Congresso SISMMAC e Assembleia Geral

Entenda os passos do cronograma
• A construção do X Congresso se inicia com a publicação da Tese Guia. No dia 31 de julho, será publish o texto base que serve de referência para todos os debates que acontecerão tanto nos encontros preparatórios quanto no próprio Congresso.

• No dia 1º de agosto, teremos uma reunião do Conselho de Representantes com espaço de formação sobre o tema. No mesmo dia, teremos uma assembleia para debatermos e aprovarmos o regimento interno do Congresso.

• Ainda no mês de agosto, teremos quatro encontros preparatórios englobando todas as regionais, conforme exposto no cronograma, com oficinas para debater o tema central do Congresso e preparar a categoria para os debates.

• Nos meses de agosto e setembro – além de participar do encontros preparatórios –, toda a categoria poderá realizar debates nos locais de trabalho e escolher os delegados para representar seu coletivo no Congresso entre os dias 9 de agosto e 14 de setembro.

• Nos dias 28 e 29 de setembro, teremos a realização do Congresso. No período da tarde do segundo dia teremos uma Assembleia Geral para deliberar sobre a permanência da filiação ou não do SISMMAC à CUT e quais os caminhos que vamos seguir a partir dessa decisão.

A discussão antecipada e qualificada contribui para que a decisão a ser tomada em assembleia no encerramento do Congresso seja a melhor possível. Esse é o momento para que os professores e professoras de Curitiba discutam sua participação no movimento sindical!

Posts Relacionados