O SISMMAC é um dos principais apoiadores da Série de Debates “Sociedade e Luta Antirracista”, um importante ciclo de formação e reflexão sobre questões fundamentais para a construção de uma sociedade com mais justiça e igualdade, e que conta com certificado de participação.
A primeira atividade da série neste ano, o “Percurso das Mulheres Negras em Curitiba“, realizada em 8 de março, contou com a presença de dezenas de pessoas, demonstrando o interesse e a importância do tema para o magistério municipal e para a sociedade como um todo.
Confira a programação completa para 2025:
- 03/04 – 19h: A educação antirracista diante dos desafios da realidade escolar
- 08/05 – 19h: Religiões de matriz africana: caminhos e encontros
- 03/06 – 19h: Filosofia do samba e seus fundamentos: memória, ancestralidade e patrimônio
- 21/08 – 19h: Centenário de Frantz Fanon: a força do pensamento contracolonial
- 18/09 – 19h: Por uma filosofia matriarcal do samba
- 23/10 – 19h: Luta antirracista e militância social: como despertar novas lideranças?
- 22/11 – 9h: Percurso afro-curitibano: presença negra na capital paranaense
O SISMMAC, por meio de seu Coletivo Étnico Racial, reafirma seu compromisso com a luta antirracista e entende que a educação é um dos principais instrumentos de transformação social. Esta série de debates visa proporcionar espaços de aprendizagem, troca de experiências e construção coletiva de conhecimentos que contribuam para o enfrentamento do racismo estrutural e a promoção de uma sociedade verdadeiramente democrática.
Convidamos todo o magistério municipal de Curitiba a participar ativamente dessas atividades ao longo do ano. Sua presença e contribuição são fundamentais para ampliarmos os debates e fortalecermos as ações antirracistas em nossas escolas e na sociedade.
Informações importantes:
- Os encontros serão realizados em locais diferentes e previamente divulgados.
Para mais informações: [email protected] | (41) 98873-7878