A Prefeitura de Curitiba abriu processo de seleção para cadastro de reserva de vagas para os cargos de professor/a da Docência I (anos iniciais) e Educador (Educação Infantil).
Cadastro de reserva é um pouco diferente de concurso público, pois não é definido o número de vagas que serão preenchidas. Neste caso a Prefeitura convoca os aprovados conforme a necessidade.
O edital traz uma armadilha para os candidatos. Prevê que a carga horária de 20 horas semanais poderá “ser completada em diferentes turnos e unidades educacionais”. Na prática, impossibilita a participação de professores que trabalhem em outra rede.
Esta flexibilidade também é prevista para educadores e vai na contramão das novas diretrizes para carreira (de 2009), do Conselho Nacionalde Educação, que apontam para uma jornada integral, com dedicação exclusiva em uma mesma unidade.
As inscrições podem ser feitas até 5 de julho. Para saber como se inscrever, os interessados devem acessar o edital nº 09/2010 disponível no site www.curitiba.pr.gov.br, clique aqui.
A administração municipal pretende contatar os aprovados em 2011, dependendo da necessidade.
A seleção será em quatro fases. A primeira consiste em provas objetiva e discursiva. A segunda, em prova de desenvolvimento didático. Ambas são de caráter classificatório e eliminatório. Conclui esta fase a entrega de títulos, de caráter classificatório. A terceira e a quarta fase são a avaliação psicológica e o exame médico admissional, ambas de caráter eliminatório.
Texto atualizado em 16 de junho, às 17h