A Gestão Democrática foi tema da negociação entre direção do SISMMAC e Prefeitura, no dia 28 de março. Entre os pontos debatidos, está a eleição das direções em todas as unidades escolares.
Reativar a Comissão para elaboração das alterações na Lei 8280/93, que trata da eleição de diretores, e enviá-las para aprovação na Câmara até, no máximo, julho de 2013 é uma das reivindicações do magistério. As professoras e professores também solicitam a realização de eleições diretas para a escolha de diretores de CMEIs e CMAEs.
Quanto a isso, a SME já avisou que não vai cumprir o prazo. Segundo a superintendente de Gestão Educacional, Ida Regina de Mendonça, a administração vai esperar a aprovação do Plano Nacional de Educação para rever essas situações. Entretanto, a SME registrou a intenção de realizar eleições diretas para a escolha de diretores de CMEIs e CMAEs.
A direção do SISMMAC reforçou a preocupação de que é preciso analisar esse tema com um ano de antecedência em relação às eleições de diretores para que a regra tenha validade.
O compromisso firmado durante a reunião de negociação é que, caso o PNE não seja aprovado até agosto deste ano, SISMMAC e SME se reunirão novamente para discutir a questão.
Avaliação
Este ano, o município não realizará prova com os alunos da rede. Na contramão do que o MEC propõe com a Provinha Brasil, a atual proposta da SME é a auto avaliação das escolas, considerando o contexto social local, a infraestrutura e a escolaridade dos familiares.