A partir de hoje (7) está aberto o prazo para a eleição de delegadas e delegados ao XIV Congresso do SISMMAC. As inscrições devem ser feitas até 6 de junho
Este é um momento fundamental para garantir a representatividade de todas as unidades escolares no mais importante espaço de debates da nossa categoria.
Qual o papel dos delegados?
Os delegados eleitos devem representar os posicionamentos construídos coletivamente em seus locais de trabalho. São eles que levam as vozes, demandas e perspectivas de seus colegas para os debates e deliberações no Congresso. Tanto delegados como suplentes têm direito a participar ativamente das discussões, apresentando argumentos e questionamentos. No entanto, apenas os delegados titulares possuem direito a voto nas propostas apresentadas nas teses inscritas e naquelas que forem aprovadas nos grupos de trabalho.
Por que eleger delegados em sua unidade?
É no Congresso que definimos os rumos das nossas lutas, aprovamos as diretrizes de funcionamento do SISMMAC e estabelecemos como nossa categoria irá se posicionar diante dos desafios que enfrentamos.
Quando sua unidade elege delegados, vocês garantem que:
– As vozes e perspectivas do seu local de trabalho serão ouvidas
– As demandas específicas da sua realidade escolar serão consideradas
– As decisões tomadas no Congresso terão maior legitimidade
– A construção de nossas lutas será verdadeiramente coletiva
Como eleger delegados em sua unidade
O processo é simples e democrático:
– Organize uma assembleia em seu local de trabalho
– Realize a eleição entre as professoras e professores sindicalizados
– Registre os nomes dos eleitos (titulares e suplentes) na ata de eleição
– Entregue a documentação na sede do SISMMAC até 6 de junho
Clique aqui para fazer o download da ficha de inscrição de delegados
Clique aqui para baixar a ata de eleição de delegados nas escolas
O que será debatido no XIV Congresso?
Com o tema “SISMMAC na defesa da Escola Pública, Estatal, Laica, Inclusiva, e de Qualidade Social”, o XIV Congresso será realizado nos dias 26 e 27 de junho de 2025 e abordará três eixos fundamentais:
– Análise de conjuntura
– Análise do movimento sindical
– Programa de trabalho do sindicato
A força do magistério
O Congresso é o momento em que compartilhamos experiências, expectativas e projetos para transformar a realidade do magistério de Curitiba. É quando decidimos, coletivamente, os caminhos que trilharemos nos próximos anos.
Não deixe sua unidade sem representação! Organize a assembleia, eleja seus delegados e garanta que a voz do seu local de trabalho seja ouvida nas decisões que afetarão o futuro da nossa categoria.