• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Com redução para 30%, primeira parcela do 13º salário será paga até 10 de julho

Com redução para 30%, primeira parcela do 13º salário será paga até 10 de julho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20150624

Depois que o SISMMAC enviou ofício e publicou uma matéria cobrando informações, a Prefeitura rompeu o silêncio e divulgou em seus meios de comunicação que a primeira parcela do 13º salário será paga até o dia 10 julho.

Além do atraso, já que essa parcela historicamente é paga junto com o salário de junho, a matéria também informa que haverá redução do valor pago agora. Em vez de receber 50% do décimo terceiro, como ocorreu nos anos anteriores, os servidores receberão apenas 30% em julho. A segunda parcela, com os 70% restantes, será efetuada em dezembro.

Para justificar esse retrocesso, a Prefeitura alega que Curitiba passa por um momento de contenção de gastos, em razão da queda de receitas causada pelo cenário econômico desfavorável. Entretanto, a notícia publicada pela Prefeitura no final da tarde de ontem (23) busca convencer que a mudança favorece os servidores, que passarão a receber um valor maior no final do ano. Essa alteração, na verdade, é uma afronta, pois foi comunicada em cima da hora e sequer foi negociada com os sindicatos que representam o funcionalismo municipal.

Entenda melhor
Por lei, a Prefeitura de Curitiba tem até dia 30 de novembro para pagar a primeira parte do 13º salário. A segunda e última parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Entretanto, a primeira parcela do benefício é historicamente antecipada e os servidores costumam receber o valor junto com o salário do mês de junho. Todos os descontos incidem apenas na segunda parcela.

Por causa da demora da Prefeitura em divulgar uma informação oficial sobre o assunto, a direção do SISMMAC entrou em contato por telefone, mas os representantes da administração se recusaram a repassar qualquer notícia sobre o 13º salário. Diante desse silêncio, o SISMMAC enviou ofício à Secretaria Municipal de Recursos Humanos na segunda-feira (22) para solicitar formalmente a apresentação da data de pagamento. Só depois de toda essa cobrança, a Prefeitura publicou uma matéria sobre o assunto.

A antecipação da primeira parcela do 13º salário já é uma tradição no município de Curitiba e deve ser respeitada pelo prefeito Gustavo Fruet. Os profissionais do magistério municipal e demais servidores de Curitiba já programam todos os seus gastos, sabendo que poderão contar com esse dinheiro ao final do mês de junho.
 

Posts Relacionados