Coletivo de Aposentadas se reúne nesta quinta (30) para cine-debate

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
20150728_apos

Nesta quinta-feira, 30, o Coletivo de Aposentadas se reúne às 14h na sede do Sindicato (Rua Nunes Machado, 1577) para assistir e debater o filme Terra Fria. O filme, do diretor Niki Caro, conta a história de Josey Aimes, uma mulher que trabalha numa mina de ferro e sofre assédio sexual dos colegas de trabalho. Por conta da omissão da empresa com esta situação, Josey decide entrar com uma ação judicial contra a mineradora.

Com isso, essa se tornou a primeira ação coletiva contra assédio sexual no mundo e acabou por influenciar outros processos judiciais e a luta feminista como um todo. Além do assédio sexual, a história também traz outras questões que as mulheres trabalhadoras têm que conviver como a dificuldade em ser separada e mãe solteira e o machismo nos meios judiciais. O filme foi baseado no livro Ação de Classe: a história de Lois Jensen e o caso que mudou a Lei do Assédio Sexual, de Clara Bingham e Laura Leedy Gansler.

Planos de aula da pessoa idosa

Além do cine-debate, as professoras e professores aposentados vão começar a discussão sobre os planos de aula da pessoa idosa e qual será a temática do material deste ano. Os planos de aula, produzidos pelo Coletivo de Aposentadas, são distribuídos para os profissionais do magistério para que o utilizem em sala de aula.

O objetivo desse material é estimular a formação de docentes e estudantes sobre a temática do envelhecimento, além de homenagear o Dia do Idoso, comemorado em 1° de outubro. A data marca a conquista do Estatuto do Idoso, instituído em 2003, que regulamenta os direitos da pessoa idosa e tem como objetivo proteger e fortalecer essa crescente parcela da população.

Posts Relacionados