Dia 29 de fevereiro foi dia de mobilização não só nas escolas, mas também no nosso Instituto Curitiba de Saúde. O Coletivo de Aposentadas panfletou no ICS durante a manhã e a tarde, conversando com os seus usuários e mostrando que temos que lutar contra a situação precária em que se encontra o Instituto.
Queremos a antiga qualidade do ICS de volta, para garantir a nossa saúde e a de nossa família! Desde o ano passado o ICS vem perdendo convênio com diversos hospitais da cidade. Em 2011, perdemos o pronto-atendimento do Hospital Infantil Branca de Neve, do Instituto da Criança, do Hospital Pequeno Príncipe e do Hospital Vita. Só no início deste ano perdemos o convênio com o Hospital Nossa Senhora da Luz e com o Hospital Vitória.
A falta de reajuste do valor pago pelos serviços torna o convênio com o ICS desvantajoso para os hospitais. Por isso, muitos deles suspendem o atendimento a nós, que ficamos com a saúde comprometida. A prefeitura, que demonstra descaso com a saúde dos servidores e de seus filhos, nem sequer garante a manutenção dos atuais serviços prestados pelo ICS. Não podemos permitir que essa política do sucateamento continue! O ICS foi criado e é gerido com a nossa contribuição e, por isso, é patrimônio dos servidores.
Cabe a nós lutar para recuperar a qualidade do serviço que já foi referência em atendimento ao funcionário público. Hoje, o valor descontado dos servidores municipais ainda é inferior ao que custaria um plano de saúde com atendimento para toda a família. Isso reforça a necessidade de lutarmos em defesa do ICS, para que volte a prestar com qualidade os serviços de atenção à saúde. Para evitar que o ICS caia aos pedaços, devemos nos somar à essa luta assim como o Coletivo de Aposentados!
Qualidade do ICS faz parte das Reivindicações Prioritárias
A luta em defesa da melhoria da qualidade e da ampliação do rol de serviços prestados pelo ICS faz parte da Pauta de Reivindicações para a Campanha de Lutas de 2012. Ao longo do ano de 2011, foram realizadas manifestações, assembleias e fóruns regionais para debater a situação do Instituto e para definir como dar encaminhamento a essa luta.
Esse processo resultou na definição de um novo foco para a luta em defesa do nosso Instituto. Passa a ser pauta central a melhoria dos serviços prestados, com a contratação de mais médicos, ampliação das especialidades e procedimentos cobertos pelo ICS. Também iremos lutar contra qualquer proposta de aumento da alíquota e contra a criação de novas taxas e multas para utilização do Instituto.
Participe da assembleia geral do dia 8 de março que decidirá os rumos do nosso movimento! Será no Centro de Convenções de Curitiba (Rua Barão do Rio Branco, no