• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Coletivo de Aposentadas e Aposentados do SISMMAC debate o desafio das mídias sociais na sociedade contemporânea

Coletivo de Aposentadas e Aposentados do SISMMAC debate o desafio das mídias sociais na sociedade contemporânea

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
coletivo-aposentadas-sismmac-16-4

Na tarde desta terça-feira (16), o Coletivo de Aposentadas e Aposentados do SISMMAC reuniu-se para debater um tema de crescente importância na sociedade contemporânea: o papel das mídias sociais na comunicação e sua repercussão.

A atividade teve como foco não apenas os cuidados no consumo e na produção de conteúdo nas plataformas digitais, mas também a forma como essas ferramentas podem servir para fortalecer lutas e reivindicações sociais.

 

A dupla face das redes sociais

As redes sociais, ao democratizar a produção de conteúdo, empoderam as pessoas, entidades e instituições ao permitir que mais vozes ganhem espaço e visibilidade. Essa abertura é importante para aqueles que buscam compartilhar suas lutas e mobilizações de forma mais ampla, como é o caso do SISMMAC, que tem atuado de forma bastante ativa nas redes sociais, com muito alcance e engajamento em suas postagens.

Contudo, as participantes do Coletivo ressaltaram que essa mesma ferramenta que empodera também pode ser usada para práticas ilegais ou, até mesmo, criminosas. A disseminação de fake news e discursos de ódio é uma realidade preocupante, que pode distorcer debates importantes e influenciar negativamente os rumos da sociedade.

Além disso, a falta de controle e regulação adequada das plataformas digitais abre espaço para que a interferência externa afete até mesmo a soberania nacional (é o que vimos no caso do bilionário Elon Musk, proprietário da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, de outras megacorporações, que vem atacando as instituições democráticas brasileiras).

 

Reflexões e caminhos a seguir

A reunião foi um espaço de reflexão importante para que as aposentadas e os aposentados que participam do Coletivo pudessem entender melhor as oportunidades e os desafios impostos pela nova realidade das mídias sociais, inclusive em um ano eleitoral como este, já que as redes sociais vêm adquirindo um papel cada vez mais relevante nas disputas políticas em todas as esferas da sociedade.

Ao tratar desse tema, a direção do SISMMAC reforça a importância do uso consciente e crítico das redes sociais e proporciona à categoria espaços de conhecimento para que todas e todos possam utilizar com segurança as ferramentas digitais de comunicação e se engajem cada vez nas ações e campanhas que o sindicato vem desenvolvendo em suas redes sociais.

 

Posts Relacionados