O Coletivo de Aposentadas e Aposentados do SISMMAC se reuniu na tarde desta quarta-feira (19) para dar continuidade à construção das lutas e das atividades de 2025.
Na reunião anterior, realizada em fevereiro, as professoras aposentadas se dividiram em grupos de trabalho para tratar de três eixos de ação: IPMC, ICS e atividades culturais. A partir dos debates, foram elencadas as prioridades em cada área, que foram compiladas e apresentadas ao Coletivo na reunião desta semana.
As demandas relativas ao IPMC e ao ICS serão levadas à Assembleia Geral, quando será definida a pauta de reivindicações do magistério 2025, que será entregue à Prefeitura de Curitiba em um ato no dia 31 de março.
Entre as reivindicações relativas ao IPMC, o fim do confisco das aposentadorias continua sendo uma das prioridades. Já as reivindicações em relação ao ICS estão ligadas à melhoria e ampliação do atendimento.
Em relação às atividades do ano, serão realizadas tanto na sede do sindicato como externamente, sempre visando o bem-estar e o desenvolvimento de uma vida mais saudável.
Veja aqui a galeria de fotos.
Ações judiciais
A assessoria jurídica do SISMMAC trouxe informações atualizadas sobre o andamento das principais demandas judiciais do magistério, entre elas, a ação do chamado Grupo 1, relativas às distorções após a aprovação da Lei 14.544/2014, e explicou os encaminhamentos de RPVs e precatórios. Os filiados que quiserem saber sobre seu processo individualmente poderão entrar em contato com sindicato através de seus canais oficiais.
Já a ação relativa à última movimentação do plano de 2014, uma das maiores do sindicato, aguarda o resultado final do julgamento dos recursos da Prefeitura na ação que questiona a constitucionalidade daquele plano. Em relação à ação de cobrança dos sábados trabalhados em 2010 (para o grupo remanescente), a expectativa é que os pagamentos comecem em breve e, por isso, o sindicato reforçou a necessidade de atualização cadastral.
Atividade cultural
Ao final do encontro, as professoras aposentadas participaram de uma confraternização especial, com uma atividade cultural de dança, voltada ao relaxamento e à promoção de mais qualidade de vida.
Fonte: SISMMAC