A primeira reunião do Coletivo de Aposentadas e Aposentados do SISMMAC do ano, realizada nesta terça-feira (25), foi marcada pela construção democrática das lutas e atividades da categoria para o próximo período.
Após a apresentação da nova coordenação do Coletivo, as aposentadas foram divididas em três grupos, cada um trabalhando em um eixo de ação: ICS, IPMC e atividades culturais.
Os grupos que debateram as demandas e os problemas enfrentados pela categoria nas questões de saúde e previdência definiram três eixos prioritários de luta, com base na pauta de reivindicações do magistério.
A partir dos debates realizados nos grupos, serão desenvolvidas ações políticas para que essas reivindicações avancem concretamente.
O terceiro grupo discutiu diversas propostas de atividades culturais que poderão ser realizadas ao longo do ano, seja nas reuniões do Coletivo ou externamente. De forma bastante dinâmica, surgiram muitas propostas interessantes que poderão ser viabilizadas em 2025.
Os debates feitos pelos grupos agora serão sistematizados pela coordenação do Coletivo e apresentados na próxima reunião, que ocorrerá em março.
Até lá, as aposentadas e aposentados já terão tarefas importantes para se engajar, incluindo a Assembleia Geral da categoria, que será realizada em março para definição da pauta de reivindicações de 2025 do magistério.
No final de março, será realizado um ato público, com a presença de todo o magistério municipal de Curitiba, tanto profissionais da ativa quanto aposentados, para a entrega da pauta da categoria e também para cobrar celeridade no cumprimento da promessa de campanha do prefeito em relação à revogação do confisco de 14% das aposentadorias naquilo que excede dois salários-mínimos, reestabelecendo o teto do INSS como patamar para o desconto previdenciário dos aposentados, que hoje está em R$ 8157,41.