• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Coletivo das Aposentadas discutiu a luta dos 14% e recebeu palestra inspiradora

Coletivo das Aposentadas discutiu a luta dos 14% e recebeu palestra inspiradora

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
sismmac-reuniao-aposentadas-17-5 (1)

O Coletivo das Aposentadas e Aposentados do SISMMAC voltou a se reunir nesta quarta-feira (17), na sede do sindicato, para articular os próximos passos da luta contra o confisco de 14% das aposentadorias. O evento ainda trouxe uma palestra e apresentação musical, trazendo reflexões sobre o presente e o futuro da categoria.

A diretoria do SISMMAC começou a reunião repassando os últimos movimentos da luta contra o confisco dos 14%. 

Em abril, as aposentadas participaram da audiência pública na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e estão entrando em contato com parlamentares para tratar dessa pauta. 

As participantes ressaltaram a vontade de contribuir cada vez mais nas mobilizações, se unindo nas ações em redes sociais e nas ruas, e mantendo o diálogo com parlamentares nas esferas municipal, estadual e federal, com o objetivo de buscar apoio à luta da categoria e esclarecer sobre os prejuízos causados pelo confisco às aposentadas e aos aposentados. 

Para a diretora do SISMMAC, Adaisi do Rocio, a capacidade de mobilização das aposentadas do magistério municipal será fundamental para avançar nessa pauta. “Nós já vimos outros estados conseguirem vitórias, em stiuações parecidas com a nossa. Por isso, temos que perceber que a nossa categoria é forte e podemos também reverter esse ataque”.

 

Utopia

A reunião teve a sua abertura marcada pela palestra da professora Marileia Iantas, com o tema “Utopia, impossível viver sem sonho”. Na conversa com a categoria, a professora abordou o conceito de utopia e a necessidade de ir atrás dos sonhos, de pensar o presente e o futuro. 

Ela ainda ressaltou a ideia de ócio criativo e estimulou as aposentadas a pensarem e escreverem a respeito das suas próprias utopias, em uma atividade embalada pelas canções do músico Guego Favetti.

 

Homenagem

No começo da atividade, as professoras receberam uma homenagem especial, em comemoração ao Dia das Mães, que aconteceu no último domingo (14), com a distribuição de lembrancinhas. As aposentadas e aposentados também puderam desfrutar da já tradicional confraternização que encerra todas as reuniões do Coletivo.

Confira aqui a galeria de fotos

Fonte: Sismmac

Posts Relacionados