O Coletivo de Aposentadas do SISMMAC se reuniu na última quinta-feira (26), na nova sede do Sindicato para a reunião mensal do grupo. No encontro, as professoras conversaram sobre a participação política e a luta por direitos após a aposentadoria.
O debate serviu como uma atividade preparatória para o Seminário de Aposentados e Pré-Aposentados do SISMMAC, que será realizado no dia 18 de agosto. O evento tem como objetivo ajudar os professores que se aproximam da aposentadoria e os que já estão aposentados a continuarem mobilizados em defesa de seus direitos, mesmo fora das salas de aula.
A reunião do Coletivo de Aposentadas visou qualificar a compreensão do grupo a respeito do que significa lutar por direitos, como forma de combater a visão distorcida que geralmente é divulgada pelos meios de comunicação. Para isso, nossas aposentadas debateram o desenvolvimento histórico da expressão “militante” e levantaram questões sobre o papel que as aposentadas e aposentados podem desempenhar na defesa de seus direitos e de causas sociais.
O coletivo chegou a conclusão de que ser militante significa se posicionar de alguma forma para a resolução dos problemas que tornam nossa sociedade desigual. Por isso, frente às dificuldades que enfrentamos em locais de trabalho, às perdas impostas aos aposentados e às injustiças sociais que testemunhamos diariamente, é necessário se colocar como militante para buscar formas de superar esses problemas e contribuir para a transformação da sociedade em que vivemos.
No próximo dia 6 de agosto, às 9h, o Coletivo de Aposentadas se reúne novamente para preparar a apresentação que o grupo fará no Seminário de Aposentados e Pré-Aposentados.
SAIBA MAIS: