• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Beto Richa quer que professores do RIT trabalhem de graça

Beto Richa quer que professores do RIT trabalhem de graça

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito Beto Richa quer que professores do Regime Integral de Trabalho (RIT) da rede municipal de Curitiba trabalhem sábados, domingos e feriados sem receber. Muitos deles não tiveram salários referentes aos dias em que as aulas estavam suspensas por causa da gripe. Agora, o prefeito quer que eles reponham essas aulas de graça.

O RIT é um contrato que a Prefeitura de Curitiba celebra com professores da rede, por tempo determinado, para ampliar a carga de 20 para 40 horas semanais, sem que sejam estendidos todos os direitos. É uma aberração que a prefeitura utiliza para não abrir mais vagas em concurso público e para não pagar horas-extras. O RIT é usado para negar direitos a quem trabalha.

Neste segundo semestre, em vez firmar os contratos a partir do dia 28 de julho, quando os professores deveriam retornar às escolas, em muitos casos a Prefeitura só o fez a partir de 17 de agosto, quando efetivamente se iniciaram as aulas.

Agora, as escolas estão reorganizando os calendários escolares para repor os dias das aulas suspensas por causa da gripe. Para tanto, professores terão que trabalhar mais horas por dia e em sábados, domingos e feriados, conforme a escola.

Esses professores com RIT não receberam pelos dias em que não houve aulas, pois não trabalharam, alega a Prefeitura. Também não vão receber pelas aulas que serão repostas aos estudantes. Segundo a Prefeitura, é porque ao assinarem o contrato, os professores se comprometem com o calendário que a escola adota naquele período.

Para o prefeito, os professores devem respeitar o seu compromisso com a Educação. Já, Beto Richa, parece que não.

Audiência e assembleia
Na tarde de sexta-feira, dia 4, a direção do Sismmac foi informada de que o pedido de audiência com a Secretaria da Educação foi aceito e será no dia 10 de setembro, quinta-feira, às 14h30. O objetivo é buscar solução para preservar os direitos destes professores e dos demais em diversas outras situações. Professores da base da categoria estão convidados. Clique aqui para saber mais.

Um dia antes, quarta-feira, às 17h30, será realizada assembleia para debater e deliberar sobre os problemas enfrentados pelos professores na reposição das aulas suspensas pela Gripe A. Clique aqui para obter detalhes.

Texto atualizado em 04/09/2009 – às 17h20

Posts Relacionados