Com atividades realizadas na Boca Maldita foi aberta em Curitiba a 12ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. Foram promovidas em conjunto pelo Sismmac e APP-Sindicato na manhã de 26 de abril.
No ato houve conversas com transeuntes e professores que passavam pelo local, foram distribuídos panfletos e a imprensa também foi atendida.
O objetivo era dar publicidade à mobilização convocada para todo o Brasil pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Clique aqui.
Representaram o magistério municipal as diretoras do Sismmac Ângela Maria de Castro, Ana Denise Ribas de Oliveira e Maíra Beloto de Camargo.
Uma das principais bandeiras da educação defendidas junto à população foi a defesa da Lei do Piso integralmente, inclusive com a hora-atividade de 1/3 da jornada de trabalho. Este item da lei deve ter seu julgamento concluído nesta quarta-feira, dia 27.
Também foram defendidas melhorias para o Plano Nacional de Educação e a elaboração de Planos de Educação para o Paraná e Curitiba.
“É inadmissível que não tenhamos planos que norteiem a educação no Estadual e no Município para a próxima década”, contesta a professora Ana Denise de Oliveira, diretora do Sismmac e da CNTE.
Para ela, os planos devem conter as diretrizes e as metas para as políticas educacionais e devem ser “discutidos em conferências democráticas e representativas do todos os níveis da educação, como ocorreu na Conae, em 2009 e 2010”, defende Ana Denise.
A semana vai se encerrar com a XXX Sessão do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública, que acontece na Sociedade Morgenau e na Reitoria da UFPR, na sexta-feira e no sábado. Clique aqui para saber mais.