• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Atividades do SISMMAC para o mês da Consciência Negra

Atividades do SISMMAC para o mês da Consciência Negra

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
consicencianegra2

Nos dias 21 e 22 de novembro, o SISMMAC realiza atividades em homenagem ao dia da Consciência Negra.

Na quinta-feira (21), será realizado um debate sobre o balanço dos 10 anos da Lei 10639/03, que instituiu o ensino de História e Cultura Africanas nas escolas. Já na sexta-feira (22) será exibido o filme Sob a estela de Salomão, que conta o papel da Sociedade Operária e Beneficente 13 de maio como lugar de construção da memória e identidade negras de Curitiba.

O dia 20 de novembro celebra a luta e a resistência do povo negra contra a escravidão. A data é uma homenagem à Zumbi, último líder do Quilombo dos Palmares, assinado em 1695. O Quilombo dos Palmares foi uma experiência societária que existiu por mais de cem anos e reuniu não somente negros escravizados em busca de liberdade, mas também povos nativos e uma parcela da população branca em condição de pobreza.

Criado a partir da mobilização dos movimentos sociais, o dia da Consciência Negra é mais do que uma forma de reparar os danos causados por séculos de escravidão e preconceito. A data cumpre um importante papel de resgatar a memória da luta do povo negro, os exemplos de resistência contra a opressão e as tentativas de construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Para contribuir com essa discussão, o SISMMAC preparou um encarte especial em homenagem ao mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra. Clique aqui para conferir.

Agenda:

• Debate sobre os 10 anos da Lei 10639/03 e a luta pela sua implementação nas escolas
Dia 21 de novembro (quinta-feira), às 18h30, no SISMMAC

Debatedora convidada: Lucilene Soares, fundadora integrante do Grupo de Teatro Nuspartus, integrante do Instituto de Pesquisa da Afrodescendência (IPAD), professora da rede estadual e mestranda do Departamento de Educação da UFPR.

• Exibição do filme “Sob a estrela de Salomão" e confraternização com quitutes e música
Dia 22 de novembro (sexta-feira), às 18h30, no SISMMAC.

O documentário, lançado em 2012, mostra o papel da Sociedade Operária e Beneficente 13 de maio como lugar de construção da memória e identidade negras de Curitiba. A exibição contará com a apresentação e participação da antropóloga Caroline Blum, uma das pesquisadoras e produtoras do documentário.
 

 

Posts Relacionados