O Congresso do SISMMAC, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro, vai reunir os representantes do conjunto do magistério para decidir quais são as prioridades e os princípios do Sindicato para o restante da gestão.
Ao longo de todo o primeiro dia e parte do segundo dia, os presentes debaterão sobre os três eixos presentes no Caderno de Teses: conjuntura, movimento sindical e programa de trabalho do SISMMAC em relação ao processo de reorganização da classe trabalhadora.
Assembleia sobre o aumento da contribuição
No dia 29, às 14h15 em primeira convocação e às 14h45 em segunda convocação, será realizada Assembleia Geral Extraordinária específica para discutir e deliberar sobre o aumento da contribuição mensal e de que forma ela será aplicada.
A proposta em relação a política financeira presente na tese escrita pela direção do SISMMAC aponta para o aumento da contribuição mensal dos sindicalizados, que passaria de 0,9% para 1,1%.
Parte do valor seria destinado para a manutenção do Fundo de Greve e Campanha de Lutas, instrumentos fundamentais para a garantia das nossas mobilizações. A outra parte cumpriria o papel de reforçar o caixa geral do SISMMAC.
Assembleia sobre a desfiliação ou não da CUT
Após a deliberação sobre o aumento da contribuição, acontece a segunda assembleia do dia. Às 15h30 em primeira convocação e às 16h em segunda convocação, será realizada Assembleia Geral Extraordinária específica para debater se o SISMMAC deve ou não permanecer filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Mesmo não sendo delegada ou delegado, todos os profissionais da rede podem participar do Congresso como observadores e contribuir com o debate que será travado. Todas as professoras e professores sindicalizados podem participar das assembleias específicas que serão realizadas na tarde do dia 29 de setembro. O credenciamento para as duas assembleias acontece no mesmo dia, a partir das 13h45. Todos ao X Congresso!