A assembleia do dia 14 definiu novas ações para a Campanha de Lutas do magistério. As professoras e professores da rede rejeitaram a proposta da Prefeitura sobre a negociação das greves de 2007, 2009 e 2012.
Na primeira rodada de negociação, a Prefeitura primeiro disse que iria pagar a reposição o mais breve possível e depois voltou atrás, afirmando não faria o pagamento e apenas retiraria as faltas da ficha funcional.
O magistério reforçou a posição de que o pagamento da reposição é um direito e, durante o dia de hoje (15), enviou email para o gabinete do prefeito e também publicou em seu mural no facebook a frase “É nosso direito: queremos inteiro e não pela metade!”.
As professoras e professores também reavaliaram o valor do piso que consta na Pauta de Reivindicações 2013, após a reunião com a Prefeitura que tratou das questões salariais e do Plano de Carreira.
Diante da incerteza da administração municipal sobre como irá fazer a discussão da carreira, o magistério alertou que é de fundamental importância a presença da direção do Sindicato nesses espaços.
Campanha de Lutas
A assembleia definiu novas ações de intensificação da nossa mobilização. Entre os dias 25 e 28 de março, vamos aprofundar nosso entendimento sobre a carreira e intensificar nossa atuação nos locais de trabalho.
A direção do SISMMAC também se reunirá comas pedagogas de CMAEs, para discussão do novo regimento, e com os professores que atuam nas escolas de 6ª a 9ª ano, para tratar do GT que irá estudar a possibilidade de alterar a composição da jornada. A primeira reunião do GT acontece no dia 22 de março.
A próxima assembleia da Campanha de Lutas 2013 será realizada no dia 4 de abril para analisar a segunda rodada de negociações com a Prefeitura e definir os próximos passos da nossa luta por melhores condições de trabalho e aceleração nos crescimentos da carreira já!
Nosso piso
Na última reunião da primeira rodada de negociação, a PMC apontou que o valor reivindicado pelo magistério é inatingível a curto prazo e solicitou uma nova proposta para a direção do SISMMAC.
A proposta foi submetida à assembleia, que aprovou um reajuste de 20% a curto prazo, ou seja, para a database de 2013, o que representa um salário inicial de R$ 1718,00. Já a médio prazo, para ser cumprido em 2014, a categoria manteve o valor de R$1905,00 para o piso, com reajuste da inflação.
Na próxima reunião com a Prefeitura, no dia 21 de março, a direção do SISMMAC irá apresentar os encaminhamentos da nossa assembleia quanto às questões salariais.
Calendário
18 a 22 de março – Rodada de visitas nas escolas de 6º ao 9º ano preparando para GT
20 de março – Reunião de Negociação com a Prefeitura (Questões Educacionais)
21 de março – Reunião com Prefeitura sobre Hora-Atividade
22 de março – Início do GT das escolas de 6º ao 9º ano
22 de março – Reunião com as pedagogas de CMAEs
18 de março a 3 de abril – Nova rodada de visitas nas escolas, CMEIs e CMAEs mobilizando para assembleia.
25 a 28 de março – Semana de discussão do Plano de Carreira nas escolas
26 de março – Reunião com os professores de Educação Infantil sobre a hora-atividade
27 de março – Reunião de Negociação com Prefeitura (Gestão Democrática)
03 de abril – Reunião de Negociação com Prefeitura (Financiamento da Educação e Demais questões funcionais).
04 de abril – Conselho de Representantes e Assembleia Geral para nova avaliação e encaminhamentos da Campanha de Lutas 2013.