Na próxima quarta-feira, dia 23 de novembro, o conjunto dos servidores municipais de Curitiba se reúnem em assembleia geral, convocada pelos SISMMAC e pelo SISMUC, para debater a situação do Instituto Curitiba de Saúde. A assembleia será realizada, a partir das 18h30, na sede do SISMMAC.
O objetivo da assembleia é analisar os diferentes posicionamentos e propostas apresentadas pela categoria durante os Fóruns Regionais e definir estratégias para intensificar a luta em defesa do Instituto Curitiba de Saúde. Durante a reunião, os servidores também irão construir suas reivindicações sobre o funcionamento, modelo de gestão e financiamento do ICS que irão compor a Pauta de Reivindicações da Campanha de Lutas de 2012.
Luta em defesa do ICS
A mobilização em defesa do ICS foi uma das lutas centrais dos servidores municipais de Curitiba ao longo deste semestre. No mês de agosto, a Prefeitura encaminhou um novo regulamento para o Instituto que, entre outros prontos, prevê o aumento do valor pago em atendimentos e exames, a criação de uma multa de 100% em caso de falta à consulta pré-agendada e a adoção do sistema de triagem utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os servidores foram à luta e realizaram uma manifestação em frente à Prefeitura no dia 20 de setembro, que resultou na ocupação do prédio. A pressão gerada pelo ato e pela repercussão na mídia possibilitou a abertura de uma mesa de negociação com o prefeito Luciano Ducci, que se comprometeu, na ocasião, a suspender todos os pontos do novo regulamento prejudiciais aos servidores.
Entretanto, mesmo após assumir esse compromisso com assinatura em ata, a administração decidiu manter a proposta na íntegra.
Diante do recuo da Prefeitura, os servidores analisaram – em assembleia realizada no dia 5 de outubro – que era necessário aprofundar a discussão sobre o ICS nos locais de trabalho como forma de acumular forças para conseguir pressionar à administração.
Nessa assembleia, os servidores aprovaram a realização de Fóruns Regionais que serviriam para esclarecer dúvidas, verificar a disposição da categoria em se mobilizar pelo ICS e diagnosticar as outras reivindicações que podem colocar os servidores em luta. Ao longo dos meses de outubro e novembro, foram realizadas reuniões nas regionais do Cajuru, Pinheirinho, Boqueirão, Portão, Bairro Novo, Boa Vista, Santa Felicidade/Matriz e CIC.