• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Assembleia define mobilização do dia 16, terça-feira

Assembleia define mobilização do dia 16, terça-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Sismmac realizou assembleia na noite de 9 de março, na sede do sindicato, em Curitiba. O principal objetivo da pauta foi definir encaminhamentos da categoria para a Campanha de Lutas 2010.

Na abertura foi feita uma explanação sobre a primeira reunião com a administração municipal, ocorrida na tarde do mesmo dia (clique aqui), e debatida a necessidade de se ampliar a participação da categoria para as negociações possam evoluir satisfatoriamente.

Mobilização do dia 16
A primeira atividade de mobilização será no dia 16 de março. Essa data foi definida nacionalmente para a mobilização dos professores e educadores pela Lei do Piso. Em diversos locais do país serão realizadas paralisações.

Em Curitiba as atividades escolares serão normais. Será realizada manifestação promovida em conjunto pelo Sismmac, Sismuc e APP-Sindicato, a partir das 9 horas, na Praça Santos Andrade.

O Sismmac orienta as escolas a enviarem ao menos um/a representante para o ato.

A Lei do Piso foi aprovada em 2008, mas não vem sendo respeitada. Ela prevê hora-atividade mínima de 1/3 da jornada de trabalho. Esta também é uma reivindicação da Campanha de Lutas da categoria.

Governadores de cinco estados, inclusive Roberto Requião, do Paraná, entraram com ação no Supremo Tribunal Federal pedindo que a lei seja considerada inconstitucional. O prefeito Beto Richa não chegou a tanto, mas se recusa a aplicar os termos da lei em Curitiba.

Conselho de Alimentação
Outra decisão importante da assembleia foi referendar o nome da professora Alice Destri como representante titular no Conselho de Alimentação Escolar, em substituição a Leila Camargo.

CR e assembleia
No dia 23 de março serão realizadas reuniões do Conselho de Representantes, às 8 horas e às 13h30, e assembleia geral da categoria às 15h30, para avaliar o andamento das negociações.

Posts Relacionados