• Home
  • »
  • Geral
  • »
  • Assembléia debate IPMC e plenária da CUT

Assembléia debate IPMC e plenária da CUT

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A assembléia que o Sismmac realiza nesta terça-feira, dia 13, debaterá questões importantes para o magistério. O horário é às 16 horas, logo após reunião do Conselho de Representantes, no salão do Ed. Novo Hamburgo, na sede do Sismmac (al. Dr. Muricy, 54,10 and, Centro, Curitiba).

Em destaque estão a proposta da Prefeitura para quitar dívida com o IPMC e a eleição dos representantes do magistério na Plenária Estadual da CUT.

IPMC
No dia 16 de maio o Conselho de Administração do IPMC vai se reunir para decidir se aceita ou não a proposta da Prefeitura para saldar sua dívida de R$ 2,6 bilhões junto ao instituto. A dívida decorre do não repasse de sua parte para a Previdência municipal.

O magistério precisa decidir na assembléia qual a posição que a representante da categoria junto ao IPMC, Simeri Calisto, vai defender na reunião. O Sismuc também realiza assembléia na mesma data para debater o tema.

Proposta
A proposta da PMC é esta:
1) Todas as aposentadorias e pensões concedidas até 31/12/2008 são mantidas pelo IPMC.
2) As aposentadorias e pensões concedidas entre 1º/01/2009 e 31/12/2023 continuam sendo pagas pelo IPMC, mas a PMC fará o aporte mensal do valor correspondente a todas estas aposentadorias. Na prática a prefeitura assume estas aposentadorias pelo prazo de 35 anos após concedidas.
3) As aposentadorias concedidas após 31/12/2023 voltam a ser de responsabilidade do IPMC.
4) Neste período, a contribuição dos servidores e a parte da PMC (11% e 22%) continuam sendo repassadas para IPMC custear o sistema e aumentar as reservas do Fundo.

Plenária da CUT
A Central Única dos Trabalhadores de 27 a 29 de junho sua 11ª Plenária Estadual, em Maringá. No encontro será feito um balanço das ações desenvolvidas pela Central e apontadas novas estratégias de luta.

O Sismmac participa da plenária da CUT com seis representantes eleitos na assembléia de 13 de maio.

Passada a etapa estadual, haverá a 12ª Plenária Nacional da CUT, de 5 a 8 de agosto. Os debates serão precedidos, no dia 4, pela Plenária Nacional das Mulheres.

Posts Relacionados