Aposentadas perguntam “Por que não”?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na última quinta-feira, dia 26, as professoras que participam do Coletivo de Aposentadas do SISMMAC estiveram reunidas na sede do Sindicato para a reunião mensal do grupo. Durante o encontro, elas conversaram sobre as pautas e funcionamento do Coletivo e responderam um questionário sobre suas motivações e anseios.

O tema central do encontro foi a situação do Instituto Curitiba de Saúde. As aposentadas debateram o cenário atual do ICS após o fim da compulsoriedade. No último dia 16 de abril, a Prefeitura assinou um acordo com o Ministério Público, encerrando a ação que se estende desde 2005. O acordo acaba com a compulsoriedade e torna opcional a adesão ao Instituto. A administração deve possibilitar que os servidores manifestem, no prazo de 120 dias, se querem ou não continuar filiados ao ICS.

Nossas aposentadas já contribuíram 30, 35, algumas até 38 anos com o financiamento do Instituto. Elas também conhecem a realidade dos planos de saúdes privados – que sobretaxam os trabalhadores a medida que a idade avança. Conscientes do momento decisivo pelo qual passa o ICS, as aposentadas reafirmaram a importância de intensificar a luta em defesa do Instituto e se prontificaram a construir as próximas ações em conjunto com os professores que estão na ativa.

As aposentadas também assistiram ao primeiro vídeo da campanha “Por que não?” e começaram a se fazer a mesma pergunta. O questionamento foi tão grande que elas gravaram um vídeo para a campanha, que você confere abaixo.

O lançamento oficial da campanha "Por que não? acontece amanhã, dia 3 de maio, durante a reunião do Conselho de Representantes do SISMMAC. 

Posts Relacionados