Aposentadas participam da II Conferência Municipal Dos Direitos da Pessoa Idosa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
casadoprofessor

Nos dias 15 e 16 de setembro, aconteceu em Curitiba a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O Coletivo de Aposentados do SISMMAC marcou presença com as professoras Flora, Miriam, Dirce e Eunice, que se empenharam em levar e defender as demandas das nossas aposentadas.

O principal ponto defendido pelas professoras foi a efetivação de uma linha de recursos financeiros para a construção de condomínios para pessoa idosa. A chamada “Casa do Professor” já é realidade em outras cidades do Brasil, e constitui-se hoje como uma necessidade para garantir uma vida digna àqueles e àquelas que tanto contribuíram para a educação curitibana. Sabemos que essa, assim como outras conquistas, só se materializará com mobilização, cujos primeiros passos o Coletivo de Aposentados do SISMMAC já vem trilhando.

Confira no quadro abaixo, o texto apresentado por nossas aposentadas na Conferência:


Nosso plano

Tendo em vista estatísticas como a do IPEA nos eixos do desenvolvimento brasileiro, nós, do grupo de professores aposentados do SISMMAC, chegamos à conclusão que devemos arregaçar as mangas, nos lançando em ideias de outros países como Portugal, que se organizou em uma Associação de Solidariedade Social dos Professores e Trabalhadores em Educação.

O Brasil deixou de ser um país de jovens. Dentro de 38 anos, o Brasil terá, pelas estatísticas, 50% de sua população envelhecida. Os outros 50% serão a população ativa, trabalhadora, que estará cuidando e educando seus filhos. Se não agirmos com presteza, os 50% de idosos se tornarão um peso para os jovens.

Pensamos que todas as classes precisarão ter condições de funcionamento e infraestrutura das Instituições de Longa Permanência para Idosos no Brasil.

Pesquisando pela internet, descobrimos que no Rio Grande do Sul já existe uma associação: Solar do Professor Gaúcho. Estamos pesquisando, no momento, uma associação em Lisboa que, provavelmente, nos servirá de exemplo, pois já vimos que atende os nossos interesses.

Como dizem os gaúchos: união e solidariedade atingiram este objetivo, concretizando neste projeto coletivo e ímpar de um constante criar o bem-estar para todos os residentes e partícipes desta associação, que pode oferecer uma perspectiva de vida sadia, num ambiente acolhedor, fraterno e seguro.

Assim também pensam os professores de Curitiba. Propomos que vossas senhorias se engajem voluntariamente na ideia de divulgar este nosso desejo. Só assim, juntando forças num abraço solidário, haverá a possibilidade desta realização.
 

Dirce Ramos da Silva
Professora aposentada da rede municipal de Curitiba.

Posts Relacionados