Reproduzimos a seguir reportagem feita pela Rádio Banda B, sobre o protesto contra a fala de professores na Escola Municipal Papa João XXIII.
Banda B – Cerca de 200 alunos da Escola Municipal Papa João XXIII, localizada no bairro Portão, em Curitiba, bloquearam o trânsito na esquina das ruas Frei Gaspar com Itatiaia no início da manhã de hoje (1º de março) para protestar contra a falta de professores em algumas disciplinas que, segundo os manifestantes, não apareceram para dar aula desde o início de ano.
“Eu moro longe e não vou ficar aqui sem fazer nada. Eu quero estudar”, afirmou uma aluna da 8ª série, indignada com a ausência do professor de geografia. Além desta disciplina, manifestantes ingressos em outras turmas reclamaram a falta de mestres também em ciências e matemática.
O protesto começou por volta de 7h30 da manhã e, de acordo com alguns alunos, deve terminar somente por volta de 12h, horário de término das atividades na escola. Com o bloqueio, o trânsito ficou bastante prejudicado no local e teve que ser auxiliado por agentes da Diretran e Guarda Municipal (GM).
Por volta de 9h, a diretora da escola foi até a rua e convocou os alunos para que retornassem às atividades, no entanto, não foi ouvida pelos manifestantes. “Nós estamos fazendo o que podemos, vamos dar um jeito nisso”, bradava a comandante da unidade de ensino.
Resposta
A equipe de reportagem da rádio Banda B entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba e foi informada de que 27 professores foram contratados e estão em um banco de espera para serem colocados em atividade logo que capacitados. Segundo a assessoria, profissionais que exercem funções dentro da Secretaria Municipal de Educação estão sendo remanejados para suprir a ausência dos profissionais efetivos. Para geografia, a prefeitura informou que a professora responsável pela matéria está em período de licença para tratamento médico e logo deve ser substituída. Em matemática, a assessoria informou que não há falta de professor.
A matéria foi produzida pelos jornalistas Rodrigo Bialli e Antônio Nascimento.
A foto foi retirada do site da emissora.