Nos últimos dias, temos recebido relatos de que golpistas estão entrando em contato com professoras e professores, especialmente aposentados, se passando pelo escritório de advocacia que presta assessoria jurídica ao SISMMAC.
Esses criminosos alegam que o pagamento de uma ação judicial está próximo de ser liberado e pedem um valor antecipado para “destravar” a liberação do dinheiro. Agora, inclusive, estão enviando uma chave PIX para que o pagamento seja feito diretamente, mas é tudo falso.
Essa é uma tentativa de golpe!
É importante lembrar que essa prática criminosa tem ocorrido em diversas categorias do serviço público e utiliza o nome de sindicatos e advogados para parecer legítima. No caso da nossa categoria, as abordagens são feitas por e-mail, WhatsApp ou até por outras redes sociais.
Os golpistas simulam situações como a liberação de precatórios ou pagamentos judiciais, pedindo dados e requerendo transferências antecipadas. Contudo, é importante que ninguém caia nessa armadilha.
Pagamentos antecipados? Jamais!
Reafirmamos: nem o SISMMAC nem o escritório de advocacia que faz nossa assessoria jurídica solicitam pagamentos antecipados para qualquer finalidade. Qualquer pedido nesse sentido é golpe! A estratégia dos criminosos é receber o dinheiro e desaparecer sem deixar rastros.
Como agir diante dessa situação?
1. Desconfie: Mensagens pedindo pagamentos via PIX, depósitos ou transferências jamais serão enviadas pelo sindicato ou sua assessoria jurídica.
2. Cheque a informação: Caso receba algo suspeito, procure o SISMMAC imediatamente. Nossos canais oficiais estão à disposição para esclarecer dúvidas.
3. Não compartilhe dados: Não forneça informações pessoais, bancárias ou jurídicas a desconhecidos que entrem em contato sem aviso prévio.
Estamos tomando todas as medidas judiciais e de segurança cabíveis para proteger nossa categoria e alertamos: a melhor forma de evitar prejuízos é manter a atenção redobrada. Assim como fizeram as colegas que identificaram a tentativa de golpe, orientamos que qualquer abordagem suspeita seja imediatamente comunicada ao sindicato.
Fonte: Sismmac