Depois da aula sobre a importância da educação pública, é hora de levar esse assunto para as mães e pais de nossos alunos. Na próxima quarta-feira (11), as professoras e professores municipais irão panfletar durante o horário da entrada para dialogar com a comunidade e denunciar a verdadeira situação das escolas de Curitiba.
A panfletagem será feita no portão das unidades, no horário em que os pais deixam as crianças na escola. O objetivo da manifestação é mostrar que, ao contrário do que diz a propaganda da Prefeitura, a educação de Curitiba sofre com vários problemas que prejudicam o aprendizado das crianças. Faltam professores, as turmas estão lotadas e, em várias unidades, o direito ao tempo para planejamento e não está sendo respeitado. A solução de cada um desses problemas e a melhora da qualidade do aprendizado dependem diretamente do aumento do investimento em educação.
O gibi que será utilizado na panfletagem também convoca os pais e mães de nossos alunos para a manifestação do dia 21 de setembro, que irá cobrar que 30% do orçamento de Curitiba sejam destinados à educação pública. Vamos buscar o apoio e envolver a população trabalhadora da nossa cidade na mobilização que reivindica mais investimentos para melhorar a qualidade da educação que é ofertada à crianças de Curitiba.
Vamos mostrar que a luta pela qualidade da educação pública não é só de quem trabalha nela. É uma luta que diz respeito a todos os demais trabalhadores: daqueles que mantêm seus filhos e filhas estudando na rede pública e de todos os que querem construir uma sociedade mais justa.
Ajude a organizar e fotografe a panfletagem
É hora de engrossar o nosso movimento pelos 30% do orçamento para a educação já! Ajude a organizar a participação do coletivo de professores e professoras da escola na panfletagem do dia 11 de setembro e fotografe a mobilização. Assim, poderemos divulgar a adesão de sua escola a manifestação do dia 11.
Envie as fotos para o email [email protected]
Calendário de mobilização
Entre os dias 5 e 10 de setembro, ensinamos aos nossos alunos sobre a importância da educação pública e permitimos que eles refletissem sobre a escola que gostariam de ter.
No dia 11, levaremos essa mesma lição para as mães e pais de nossos alunos. Vamos envolver a comunidade na luta por uma educação de qualidade!
Essas são só as primeiras ações da nossa luta por mais investimentos para a área. Nosso movimento irá culminar em uma grande manifestação envolvendo professores, pais e alunos no dia 21 de setembro, na Praça Rui Barbosa.
Confira o calendário de atividades, aprovado na assembleia do dia 29 de agosto, e junte-se a luta pelos 30% do orçamento para a educação já!
5 a 10 | Aula sobre educação pública em todas as escolas da cidade
11 | Panfletagem para os pais, em frente às unidades de ensino. No ato, denunciaremos os problemas enfrentados nas escolas e demais unidades e vamos coletar assinaturas para o abaixo-assinado que reivindica mais investimentos em educação
11 | Reunião com a comissão de mobilização, às 18h, na sede do SISMMAC, para avaliar a panfletagem e organizar as atividades do dia 14 de setembro
14 | Panfletagem nas regionais, junto à comunidade, para convocar a população para o ato do dia 21. Durante a manifestação, vamos denunciar os problemas da educação pública e coletar assinaturas para o abaixo-assinado
16 | Reunião da comissão de mobilização na sede do SISMMAC, às 18h30, para organização do dia 21
16 a 20 | Agitação na cidade: conversa com os pais reforçando o convite para o ato, produção de cartazes, divulgação através de carro de som, rádio e outdoor
21 | Ato em defesa da educação pública: 30% já!
9h – Concentração na praça Rui Barbosa, com confecção de materiais e atividades para crianças
10h – Caminhada (de crianças, pais e professores) até a Prefeitura.
12h – Encerramento do ato em frente à Prefeitura.
23 | Entrega do abaixo-assinado na Prefeitura exigindo uma resposta do prefeito até o dia 30.
OUTUBRO
2 | Conselho de Representantes
3 | Assembleia para avaliar resposta do Prefeito e continuidade das mobilizações, às 18h30