Agora, toda sexta-feira é dia de dica cultural aqui no site do SISMMAC. Na semana passada, sugerimos sessões de cinema, teatro e dança para o magistério – tudo com entrada gratuita.
Para o próximo final de semana, tem mais cinema e teatro. E no início da semana que vem tem oficina de contação de histórias aqui no SISMMAC. Confira!
CINEMA GRÁTIS PARA PROFESSORES
SÁBADO
No próximo sábado, dia 9, a sessão de cinema para os professores que fazem parte do Clube do Professor será Deus da Carnificina, às 11h, no Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal – Rua Comendador Araújo, 731).
O filme retrata a história de um casal que tem um filho de 11 anos que sofreu bullying em um playground. Os pais do menino que praticou o ato são convidados para uma conversa amigável com os pais do agredido, mas o encontro acaba piorando a situação. O filme se passa inteiramente no apartamento onde eles se reúnem.
A entrada é gratuita para o professor portador da carteirinha do Clube do Professor e mais um acompanhante. A carteirinha é feita pelo site http://www.escolanocinema.com.br/
TEATRO COM A FAMÍLIA
Este final de semana tem várias opções teatrais gratuitas para assistir com a família. São diversas peças de temática jovem e infantil gratuitas pela cidade.
SEXTA, SÁBADO E DOMINGO: Criança de mim
Inspirado em músicas que remetem a canções infantis, o Grupo de MPB da UFPR apresenta, entre os dias 14 e 17 de junho, no Teatro da Reitoria, a segunda temporada do espetáculo “Criança de mim”. De quinta a sábado as apresentações serão às 20h30 e no domingo, às 18h30. A entrada é gratuita.
DOMINGO: O Lazarilho
A montagem “O Lazarilho” propõe um elo entre o medieval e o contemporâneo, através de cenas representadas na Espanha da Inquisição (séc. XVI), entrecortadas por uma rapper que atua como narrador da história. Mesmo quando traz situações cruéis, estão presentes o humor e o ridículo. O propósito de divertir não deixa de trazer uma condição social, uma circunstância humana. A apresentação será no próximo domingo, dia 17 de junho, às 11h, no Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7 – São Francisco). Entrada gratuita.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
TERÇA-FEIRA
A oficina A Grande Roda de Histórias promove a contação, a audição e o registro de histórias. Um contador de histórias narra diversos causos e em seguida conduz uma dinâmica que leva membros da roda a contarem suas próprias histórias. É a oportunidade para os professores ouvirem e contarem histórias da vida, causos fantásticos, lembranças da infância ou o que mais tiverem vontade. Também é um exercício para nós que lidamos todos os dias com crianças, e que sabemos da importância de prender a atenção delas com as nossas narrações.
O evento é gratuito, mas as vagas para a oficina de contação de histórias são limitadas. Faça sua inscrição pelo telefone 3225-6729 ou por email [email protected].
Para mais informações clique aqui.
IMAGENS QUILOMBOLAS
Na exposição Rugendas – Olhares Viajantes Ontem e Hoje, a fotógrafa Socorro Araújo expõe suas imagens que retratam as comunidades quilombolas do Paraná, comparadas com pinturas do artista alemão Johann Moritz Rugendas (1802-1858), que retratou aspectos naturais e sociais do Brasil.
O resultado do levantamento, no qual Socorro vem trabalhando desde 2010, pode ser visto na sede do Goethe-Institut Curitiba (R. Reinaldino S. de Quadros, 33), (41) 3262-8244. A entrada é franca. Até 14 de julho.
O espetáculo de dança e o de teatro indicados na última semana passada ainda estão em cartaz. Se você não pode conferir, clique aqui para ver as datas, locais e horários.