O Seminário Políticas afirmativas no ensino superior: diálogo entre o Brasil e os Estados Unidos tem por objetivo fomentar a discussão e a troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e profissionais envolvidos com a temática das políticas e ações afirmativas na universidade.
O destaque principal será a palestra Políticas de Ação Afirmativa e a transformação do ensino superior: a experiência americana,com a Prof.ª Dr.ª Patrícia Somers, da Universidade do Texas
Serviço:
Dia 18 de junho de 2010
Local: Auditório PROGRAD, Praça Santos Andrade, 50, Subsolo, NAPNE.
Horário: Das 8h30h às 18 horas
Informações: (41) 3310-2659 / 3310-2698 / 3360-5092 / 3360-5196
Valor da inscrição: isento
Inscrições
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Programação:
Manhã
8h30 – Abertura e Mesa-redonda:
Políticas afirmativas no ensino superior no Brasil e na UFPR, com
– Dr.ª Maria Tarcisa Silva Bega – Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes e professora do PPG em Sociologia – A implementação das Políticas Afirmativas na UFPR
– Dr.ª Laura Ceretta Moreira – PROGRAD/CEPIGRAD/NAPNE e professora do PPG em Educação – Considerações sobre o contexto Atual das Políticas Afirmativas/Inclusivas na UFPR.
– Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silva – PROGRAD/CEPIGRAD/NEAB e professor do PPG em Educação – Reflexões sobre o processo e os resultados da implantação de Políticas Afirmativas no Ensino Superior Brasileiro.
– Dr. Marcos Silva da Silveira – PROGRAD/CEPIGRAD/NAPA e professor do PPG em Antropologia Social – As Políticas Afirmativas na UFPR: Levantamento de problemas a partir dos estudantes beneficiados.
– Dr.ª Vera Karam de Chueiri – Políticas Afirmativas e a mudança do perfil da faculdade de Direito da UFPR
– Dr.ª Rita de Cássia Lopes, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, e Dr.ª Miriam Angelucci, Coordenadora de Assistência Estudantil (PRAE), – Políticas de permanência e de assistência estudantil na UFPR.
– Mediação: Dr.ª Norma da Luz Ferrarini – Vice-Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes e professora do PPG em Psicologia
10h30 – Palestra
Políticas de Ação Afirmativa e a transformação do ensino superior: a experiência americana, com
Prof.ª Dr.ª Patricia Somers – Universidade do Texas
Tarde
14h00
Relatos de pesquisas e experiências sobre políticas afirmativas na UFPR, com
– William Barbosa – acadêmico de Pedagogia – Levantamento bibliográfico sobre as políticas de cotas no Brasil.
– Noemi Nascimento Ansay – Mestre em Educação – Inclusão de alunos surdos no ensino superior: do ingresso à permanência.
– Dr.ª Liliana Porto, professora do PPG em Antropologia Social, e Marilene Otani, acadêmica de Ciências Sociais – Breve relato sobre regulamentações institucionais na adoção do sistema de cotas raciais e de escola pública na UFPR.
– Dr. Emerson Cervi, professor do PPG em Ciência Política e Indianara Garcia, acadêmica de Estatística – Impactos das políticas de ação afirmativa nos resultados do vestibular da UFPR – análises preliminares.
– Dr.ª Norma da Luz Ferrarini, professora do PPG em Psicologia, e Crisfanny Souza Soares – Identidade racial e políticas afirmativas: estudo de caso do Afroatitude UFPR
– Wellington Oliveira dos Santos – Mestrando do PPG em Educação – UFPR – Cotas e cotistas na UFPR: opinião dos alunos ingressos antes do vestibular de 2005.
– Jules Ventura Silva – integrante do Núcleo de Estudos de Políticas Afirmativas e acadêmico de Ciências Sociais – Problemas levantados a partir das memórias dos cotistas raciais da UFPR.
– Jardel Pelissari Machado – mestrando do PPG em Psicologia – Políticas de permanência no ensino superior: os bolsistas da UFPR.
– Dr.ª Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan – professora do PPG em Psicologia e professora visitante na Universidade do Texas – Transformações nas práticas educativas americanas e brasileiras no ensino superior a partir da implementação de Políticas de Ação Afirmativa: relato inicial de pesquisa.
– Coordenação: Prof.ª Dr.ª Miriam Pan