• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • A Assembleia do magistério elege delegadas e delegados para a CONAE 2024. Conferência Municipal foi adiada para novembro

A Assembleia do magistério elege delegadas e delegados para a CONAE 2024. Conferência Municipal foi adiada para novembro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
assembleia-sismmac-19outubro2023 (1)

O SISMMAC realizou uma assembleia na noite desta quarta-feira (18) para eleger delegadas e delegados para a Conferência Municipal de Educação, etapa que antecede a fase estadual da Conferência Nacional de Educação (CONAE) Extraordinária 2024. 

A direção do sindicato detalhou as normas regentes de cada etapa e apresentou um histórico das CONAEs e do Fórum Nacional de Educação (FNE), desmantelado em 2017 pelo então governo ilegítimo de Michel Temer.

 

Problemas de organização e alteração de data

Prevista inicialmente para sexta-feira (20), e para os dias 23 e 24 deste mês, a etapa municipal enfrentou grandes desafios organizacionais, além de uma divulgação escassa, principalmente por parte da administração municipal, que tentou barrar a indicação de delegados pelos sindicatos a partir de suas bases, uma atitude considerada antidemocrática e que foi revertida no Fórum Municipal de Educação (FME), onde o SISMMAC possui representação.

O sindicato havia defendido que a Conferência Municipal ocorresse em data posterior para permitir tempo suficiente para receber o documento referencial do Fórum Nacional de Educação, pré-requisito estipulado pelo próprio FME para a realização do evento local. 

A prefeitura, contudo, optou por manter a conferência na data original, complicando a organização do evento, que acabou sendo feita às pressas e com prazos restritos. Isso prejudicaria a participação popular. No entanto, nesta terça-feira (17), a coordenadora do FME comunicou, via e-mail, que a conferência foi remarcada para os dias 13 e 14 de novembro.

 

Participação

A estimativa é que o magistério de Curitiba tenha cerca de 14 delegadas ou delegados. Na Assembleia desta quarta-feira, foram eleitos 26 representantes que decidirão, em reunião, como será feita a ocupação das vagas. Quem não for titular, poderá participar como suplente.  

Posteriormente, serão abertas inscrições para observadores. Iremos divulgar o link assim que estiver disponível. Na abertura da Conferência, serão aprovados adendos no regimento. Iremos pleitear para que os observadores também tenham direito à voz.

A direção do SISMMAC está pleiteando no Fórum Municipal de Educação a liberação, nessas datas, de delegados, suplentes e observadores que estão atuando nas escolas.

Embora as normas não abordem a questão de suplentes, o sindicato tomou o cuidado de já eleger titulares e suplentes, caso haja mais vagas para nossa categoria. Integrantes do Fórum Municipal de Educação já são delegados natos e não serão computados no montante de vagas.

No final, a Assembleia aprovou uma ajuda de custo para quem vai representar o magistério.

Fonte: Sismmac.

Posts Relacionados