• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • CR analisa Plano de Carreira e destaca pontos para próximas lutas da categoria

CR analisa Plano de Carreira e destaca pontos para próximas lutas da categoria

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
0006 - IMG_0055 (1)

O Conselho de Representantes (CR) do SISMMAC se reuniu nesta quinta-feira (24) para analisar o plano de carreira do magistério, prosseguir na construção das lutas e manter a mobilização diante de uma série de demandas da categoria. 

A vereadora Professora Josete, que foi uma das parlamentares que apresentou emendas ao Projeto de Lei, na defesa do magistério (e que foram derrubadas pela manobra da Prefeitura e da base governista na Câmara), ressaltou a importância das grandes mobilizações construídas pelo sindicato e pela categoria desde o ano passado.

Durante as reuniões, ocorridas nos períodos da manhã e da tarde, as representantes também destacaram a resposta da categoria aos chamados à luta, com participação ativa nas mobilizações e forte adesão às greves, às ações nas escolas, nas ruas e nas redes sociais, que causaram grande impacto e foram essenciais para o magistério conquistar o apoio da população curitibana.

 

Mapeamento 

A direção do sindicato pediu às representantes o mapeamento das escolas, identificando se a paralisação foi integral ou parcial. 

Também foi relatado que a Secretaria Municipal de Educação (SME) só quer decidir sobre a reposição dos dias de greve após o trâmite do recurso do sindicato na Justiça. O SISMMAC já recorreu da liminar obtida pela Prefeitura contra a greve no dia 8.      

O Plano 

Durante a reunião, foram detalhados os principais pontos do Plano de Carreira, e o Conselho assumiu o compromisso de analisar se há recursos orçamentários suficientes, o número de vagas e os requisitos para a progressão. Além disso, a direção pontuou que o CID das doenças graves, conforme a Lei 7713/88, deve constar nos atestados médicos.  

 

Data-base 

A luta pela data-base (31 de outubro) deverá ser um dos principais focos do magistério a partir do próximo mês, com a entrega da pauta de reivindicações da categoria. Será necessário retomar as mobilizações com força para que possamos avançar na conquista de direitos. 

 

Descongelamento do período da pandemia

A direção do sindicato destacou que o Projeto de Lei (PLP 4/2022) está em tramitação no Senado para permitir que benefícios relacionados ao tempo de serviço, cuja contagem foi suspensa entre 27 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021, sejam incorporados aos vencimentos, alterando a Lei Complementar 173/2020, aprovada pelo governo Bolsonaro e que trouxe muitos prejuízos a servidores de todas as esferas. 

Link: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/151678

 

 

Fundeb 

A diretoria do sindicato também frisou a importância de o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) ter ficado fora do novo arcabouço fiscal do Governo Federal, evitando assim riscos de cortes de recursos no futuro, devido a restrições ou queda na arrecadação. A emenda foi aprovada na terça-feira (22), por 379 votos a 64, na Câmara dos Deputados.

Fonte: Sismmac.

Posts Relacionados