Em 1988, num Brasil que redescobria os caminhos da democracia, foi criado o SISMMAC, símbolo de compromisso com a defesa incansável do magistério e a promoção de uma educação pública de excelência. Hoje, 35 anos depois, reconhecemos que a força que impulsiona nossa entidade vem da coesão e da determinação das professoras e dos professores que a integram.
Esta força coletiva se manifestou de maneira decisiva em nossas memoráveis lutas pela carreira, provando que a união faz, de fato, a força. Ao unirmos nossas vozes e esforços, mostramos que somos capazes de resistir contra ameaças e reivindicar as mudanças que valorizam o trabalho de educar.
Nessa trajetória de mais de três décadas, a participação ativa da nossa categoria foi fundamental para consolidar o SISMMAC como um sindicato com grande capacidade de mobilização e de construções de lutas.
Ao celebrarmos os 35 anos do SISMMAC neste dia 27 de outubro, homenageamos cada professora e professor que, por seu compromisso com a educação, contribuiu para este legado de lutas e vitórias.
A jornada à frente certamente trará novos desafios, mas com a solidariedade e a coragem que nos caracterizam, continuaremos avançando na luta por dignidade, direitos e melhores condições de trabalho para todas e para todos.
“Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: homens/mulheres se libertam em comunhão” (Paulo Freire, adaptado para o contexto do magistério).
Fonte: Sismmac