O 1º de maio, Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, será marcado por manifestações unificadas em todo o país. Em Curitiba, haverá um ato na Praça Eufrásio Correia, a partir das 14h, seguido de uma marcha pelas ruas centrais da cidade.
Por que participar?
Neste ano, o Dia do Trabalhador será marcado por manifestações em todo o Brasil, reunindo sindicatos, movimentos sociais e trabalhadoras e trabalhadores de diversas categorias. Em Curitiba, o ato unificado terá pautas como:
- Fim da escala 6×1
- Aumento de salários e correção igualitária ao aumento dos alimentos
- Isenção de impostos para quem ganha até R$ 5 mil
- Combate à crise climática
- Demarcação de terras indígenas
- Gratuidade do transporte público (hoje a R$ 6,00, um dos mais caros entre as capitais)
A luta do magistério se une à luta de todos os trabalhadores
As professoras e os professores municipais enfrentam desafios que se conectam diretamente às lutas gerais da classe trabalhadora. Quando reivindicamos melhores condições de trabalho, valorização profissional e educação pública de qualidade, estamos também lutando por uma sociedade mais justa e igualitária.
Por isso, é devemos fortalecer a unidade da classe trabalhadora e mostrar que o magistério está comprometido não apenas com suas pautas específicas, mas também com as transformações sociais mais amplas que beneficiam toda a população.