• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • 11 de agosto terá ato pela Democracia e por eleições livres

11 de agosto terá ato pela Democracia e por eleições livres

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
SISMMAC -Ato-democracia SITE

Convocado por estudantes, trabalhadores, entidades representativas e diversos setores da sociedade para 11 de agosto, o “Dia Nacional de Mobilização: em defesa da Democracia, contra os cortes na educação e por eleições livres” terá manifestações em diversas cidades brasileiras.

A mobilização nacional responderá nas ruas às provocações constantes do presidente Jair Bolsonaro que, repetidamente, tenta colocar em dúvida as urnas eletrônicas e todo o sistema eleitoral para criar factoides e uma narrativa paralela, caso não vença as eleições deste ano.

Em Curitiba, com participação do SISMMAC e de diversas entidades, o ato será realizado na Praça Santos Andrade, a partir das 18h30.

 

Data histórica

O dia 11 de agosto de 2022 deve entrar para a história do Brasil como a data em que a sociedade brasileira expressou amplamente seu repúdio às ameaças contra o Estado Democrático de Direito e as intenções de setores pouco dispostos a aceitar a soberana decisão do povo, que vai expressar sua vontade nas eleições de outubro deste ano.

Em São Paulo, uma grande manifestação está marcada para as arcadas da Faculdade de Direito da USP, onde será lida a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito”, que faz parte de uma iniciativa suprapartidária e critica os ataques contra o processo eleitoral. O documento, que começou com a assinatura de 3 mil pessoas, entre banqueiros, empresários, juristas, atores e diversas outras personalidades, foi aberto ao público no dia 26 de julho e já passa de 800 mil adesões. Você pode acessar aqui: https://www.estadodedireitosempre.com/

A Carta atual remete à Carta aos Brasileiros, lida em 1977 pelo professor Goffredo da Silva Telles Junior no mesmo local, e que denunciava a ilegitimidade do então governo militar e conclamava também o restabelecimento do estado de direito e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

 

Fonte: SISMMAC

Posts Relacionados